Busca avançada
Ano de início
Entree


\Fantasia e consciência de imagem\, lições apresentadas por Husserl no semestre de inverno de 1904 - 1905: tradução, introdução e notas

Texto completo
Autor(es):
Marcella Marino Medeiros Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Marcio Suzuki; Bento Prado de Almeida Ferraz Neto; Marcus Sacrini Ayres Ferraz
Orientador: Marcio Suzuki
Resumo

O presente trabalho consiste na tradução anotada da Terceira Parte das Lições do Semestre de Inverno de 1904-1905 intitulada Fantasia e Consciência de Imagem, acompanhada de uma introdução. Nesta apresentamos inicialmente a teoria da intencionalidade desenvolvida nas Investigações Lógicas, cujos elementos são fundamentais para a compreensão da análise da estrutura intencional das imagens físicas e da fantasia empreendida nas Lições. Num segundo momento, buscamos retraçar o percurso analítico feito por Husserl nas Lições, o qual conduz ao reconhecimento de que as fantasias, consideradas inicialmente imagens, possuem uma estrutura intencional semelhante à das percepções. Esta descoberta o levará ao questionamento e à crítica do esquema apreensão-conteúdo de apreensão, até então válido para descrever os diversos modos de consciência intencional, e ao esboço de uma nova teoria para explicitar a diferença entre o caráter atual dos atos presentantes e o caráter inatual dos atos presentificantes, como a memória, a fantasia e a expectativa. (AU)

Processo FAPESP: 09/06740-0 - Imagem e fantasia nas lições de 1904-1905 de Edmund Husserl
Beneficiário:Marcella Marino Medeiros Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado