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Versões do \progresso\: a modernização como tema e problema do fotógrafo Militão Augusto de Azevedo (1862-1902)

Texto completo
Autor(es):
Iris Morais Araujo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Julio Assis Simoes; Guita Grin Debert; Elias Thome Saliba
Orientador: Lilia Katri Moritz Schwarcz
Resumo

Esta dissertação centra-se no legado de Militão Augusto de Azevedo (1837-1905) com o objetivo de desvendar as diferentes maneiras que tal fotógrafo representou o processo de modernização ocorrido nas últimas décadas do século XIX no Brasil e, especialmente, em São Paulo. Tomando a especificidade de sua profissão, buscou-se apresentar a maneira com que uma rede de relações sociais foi tecida em torno desta personagem. Estes vínculos permitem notar qual foi o lugar angariado por Militão naquela sociedade; tal posição marcaria de modo perene as percepções do fotógrafo acerca dos processos de mudança que vivenciou. A análise dos documentos de Militão, particularmente suas fotografias e cartas, configura uma polissemia de significados a respeito das transformações ocorridas na cidade de São Paulo a partir da década de 1860, e na política brasileira, após a Proclamação da República. Desta forma, as observações da personagem a respeito de seu mundo em mudança asseveram que, menos do que coladas ao progresso, as representações do fotógrafo formam um amálgama de temporalidades desencontradas, que se imbricam e se tensionam. (AU)

Processo FAPESP: 03/10187-9 - Os outros ângulos de um fotógrafo: sobre as reflexões de Militão Augusto de Azevedo, em suas cartas e diário de viagens
Beneficiário:Iris Morais Araújo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado