Busca avançada
Ano de início
Entree


A Companhia de Jesus no México: educação, bom governo e grupos letrados (séculos XVI-XVII)

Texto completo
Autor(es):
Anderson Roberti dos Reis
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Janice Theodoro da Silva; Beatriz Helena Domingues; José Alves de Freitas Neto; Leandro Karnal; Carlos Alberto de Moura Ribeiro Zeron
Orientador: Janice Theodoro da Silva
Resumo

Esta tese pretende analisar as particularidades que envolveram a organização da viagem, a instalação e o início das missões da Companhia de Jesus no México a partir de 1572. Tendo em vista a dedicação dos jesuítas à educação e às atividades urbanas durante as três primeiras décadas após a sua chegada, o presente estudo examina os fundamentos que nortearam os projetos de ensino nos colégios da Ordem na capital do vice-reino. Parte-se da premissa que aqueles religiosos compartilhavam certa noção de bom governo que embasava suas práticas educativas e missionárias. Valendo-se de tal princípio, propõe-se aqui uma reflexão a respeito da participação e influxo dos jesuítas na sociedade mexicana dos séculos XVI e XVII por meio de suas atividades citadinas, como jurisconsultos, e colegiais, como professores e formadores de grupos letrados. (AU)

Processo FAPESP: 08/51179-2 - A companhia de jesus no mexico: educacao, bom governo e elites letradas (seculos xvi-xvii).
Beneficiário:Anderson Roberti dos Reis
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado