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Ciência moderna e newtonianismo no projeto pedagógico de Luís António Verney

Texto completo
Autor(es):
Daniel de Lara Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Sara Albieri; Carlos Alberto Lungarzo; Caetano Ernesto Plastino
Orientador: Sara Albieri
Resumo

Esta pesquisa analisa a recepção das ideias de Isaac Newton que está expressa na obra do português Luís António Verney (1713 1792). Trata-se de um estudo de caso sobre o newtonianismo, fenômeno histórico da cultura iluminista, realizado aqui a partir de uma investigação acerca da compreensão conceitual da filosofia natural de Newton a que chegou Verney, bem como de algumas das intenções deste autor ao adotar determinadas concepções da ciência moderna e aplicá-las em seu projeto pedagógico, voltado a uma reforma no sistema de ensino português. As análises do texto de Verney estão problematizadas a partir de questões em torno do empirismo, do instrumental matemático e da concepção mecanicista de natureza, buscando avaliar suas respectivas relações com a física de Newton, e assim melhor conhecer as concepções que operavam nos seguintes intentos de Verney: afastar a influência dos jesuítas sobre a educação em Portugal, evitar as possíveis contradições entre sua fé católica e as concepções da filosofia natural moderna e, finalmente, adotar uma física que a ele se apresentava como muito promissora para o desenvolvimento econômico do reino. (AU)

Processo FAPESP: 09/06891-9 - Newtonianismo e ciência moderna no Verdadeiro Método de Estudar (1746). Uma leitura dos conceitos da Física de Isaac Newton presentes na carta acerca da Física.
Beneficiário:Daniel de Lara Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado