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Um narrador no limite: o caminho da primeira pessoa beckettiana das nouvelles aos textes pour rien

Texto completo
Autor(es):
Lívia Bueloni Gonçalves
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Fabio Rigatto de Souza Andrade; Fabio Akcelrud Durão; Ana Paula Sá e Souza Pacheco
Orientador: Fabio Rigatto de Souza Andrade
Resumo

O foco dessa dissertação é o estudo do narrador de uma importante fase da obra em prosa de Samuel Beckett. O período escolhido inicia-se com as novelas Premier Amour (1970), Lexpulsé, Le calmant e La fin (1955), primeiros textos em francês do autor, e encerra-se com a obra Textes pour rien (1955), o que abrange a produção em prosa de Beckett entre 1945 e 1950. A importância deste período está no surgimento e desdobramento do narrador em primeira pessoa tipicamente beckettiano, caracterizado por seu discurso instável, movido a impasses e questionamentos sobre a própria história narrada. O trabalho acompanha a trajetória deste narrador, discutindo também seu importante papel na ruptura com os moldes do realismo formal na narrativa do século XX. (AU)

Processo FAPESP: 06/52821-4 - Um narrador no limite: o caminho da primeira pessoa beckettiana das nouvelles aos textes pour rien.
Beneficiário:Lívia Bueloni Gonçalves
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado