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A imagem fundamental e o traumático: possibilidades de sentidos em \Festa de Família\ e na Trilogia Coração de Ouro, de Lars von Trier

Texto completo
Autor(es):
Edna Furuiti
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Eduardo Penuela Canizal; Geraldo Carlos do Nascimento; Ismail Norberto Xavier
Orientador: Eduardo Penuela Canizal
Resumo

Esta pesquisa associa a enunciação fílmica ao âmbito do traumático e da repetição, procedimento que produz variações que constituem uma imagem fundamental. Esta imagem não pode ser configurada materialmente no relato, só vislumbrada através justamente das variações, das repetições com diferenças. A inacessibilidade da imagem fundamental reside justamente em sua pregnância, sua perfeição na articulação de sentidos e de significação na síntese. A imagem fundamental pode, por sua vez, dialogar também com o traumático na instância do enunciado, dos significados que podem ser constituídos e alterados a partir do procedimento de repetição dos acontecimentos no decorrer da narrativa. A pesquisa utiliza o Dogma 95 para estudo: o Dogma #1, \"Festa de Família\", e do Dogma #2 \"Os idiotas\", filme que constitui juntamente \"Ondas do destino\" e \"Dançando no Escuro\", a Trilogia Coração de Ouro, de Lars von Trier. (AU)

Processo FAPESP: 00/03564-2 - Trauma e familia - um estudo sobre a dramaturgia de tres filmes do dogma 95.
Beneficiário:Edna Furuiti
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado