Busca avançada
Ano de início
Entree


Desenvolvimento local e avaliação de políticas públicas: análise de viabilidade para construção de um índice de desenvolvimento local para o município de São José do Rio Preto

Texto completo
Autor(es):
Claudia Moreira Borges
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (PCARP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Dante Pinheiro Martinelli; Edmundo Escrivao Filho; Helena Carvalho de Lorenzo
Orientador: Dante Pinheiro Martinelli
Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar os impactos gerados pelo Programa dos Minidistritos Industriais e de Serviços, implantado em São José do Rio Preto, com a construção de um ferramental quantitativo para verificar as influências no desenvolvimento local. Para realização deste estudo, foram delineadas etapas de pesquisa qualitativa e documental, orientadas por Gil (2002) entre outros autores, e uma etapa quantitativa de acordo com Hair et al (2005a). Na etapa qualitativa o programa dos minidistritos foi analisado a partir de uma visão histórica e identificados as principais repercussões, atores e incentivos dados para o município de Rio Preto. Por meio da análise, e outros modelos construídos, foi desenhado o modelo de desenvolvimento local baseado no Programa dos Minidistritos Industriais e de Serviços, intitulado Modelo de Desenvolvimento Integrado Local Industrial (DILI). Na etapa quantitativa foram aplicados testes de agrupamento e discriminante e utilizados dados por setores censitários disponibilizados pelo IBGE. Os setores foram classificados com o auxílio do teste de agrupamento e foi gerada uma função que possibilita verificar as diferenças de desenvolvimento entre as regiões que possuem minidistritos e as que não possuem. Os resultados obtidos demonstram que os setores onde estão localizados os minidistritos são os mais carentes de renda e educação e possuem maior aglomeração populacional, em conseqüência da quantidade de minidistritos. (AU)

Processo FAPESP: 05/58280-2 - Analise de viabilidade para construcao do indice de desenvolvimento local (idl): um estudo no municipio de sao jose do rio preto.
Beneficiário:Claudia Moreira Borges
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado