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Educação a distância e estilos de aprendizagem: elaboração de um protocolo de qualidade para ambientes virtuais de ensino

Texto completo
Autor(es):
Roberta Aparecida Neves Granito
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Ribeirão Preto.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (PCARP/BC)
Data de defesa:
Membros da banca:
Irene Kazumi Miura; Reginaldo Santana Figueiredo; Jose Dutra de Oliveira Neto
Orientador: Irene Kazumi Miura
Resumo

O presente estudo contempla o tema da aprendizagem em ambientes virtuais de ensino. O objetivo geral foi analisar o relacionamento entre o estilo de aprendizagem e a preferência dos recursos utilizados em ambientes virtuais. Ademais, este estudo visa a contribuir com os procedimentos de acompanhamento, adaptações e melhorias dos ambientes virtuais estudados, o Moodle e o LaVie (Laboratório Virtual de Estatística). O trabalho possuiu caráter exploratório e descritivo. A pesquisa exploratória foi realizada por meio de estudo de caso, visando a análise da qualidade do ambiente virtual de ensino, foco deste trabalho. A pesquisa descritiva consistiu em correlacionar o estilo de aprendizagem e uma avaliação de alunos a respeito de atividades de e-learning empregadas na disciplina de Estatística Aplicada à Administração III do curso de graduação em Administração de Empresas da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/ USP). Os resultados das análises indicaram a existência de relação positiva entre o estilo de aprendizagem e a preferência por alguns recursos de aprendizagem virtual, o que permitiu o desenvolvimento de um protocolo com estratégias e atividades de e-learning para favorecer e estimular os diferentes estilos de aprendizagem. A construção do protocolo de qualidade relacionado aos estilos de aprendizagem constituiu uma ferramenta de auxílio no planejamento e elaboração de programas de educação a distância. (AU)

Processo FAPESP: 06/53200-3 - Educação a distância e estilos de aprendizagem: elaboração de um protocolo de qualidade para ambientes virtuais de ensino
Beneficiário:Roberta Aparecida Neves Granito
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado