Busca avançada
Ano de início
Entree


Análise de antenas de microfita com substratos anisotrópicos usando computação simbólica e método dos momentos

Texto completo
Autor(es):
Bianchi, Ildefonso
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São José dos Campos. 2006. 153 f.
Instituição: Brasil. Ministério da Defesa. Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Data de defesa:
Membros da banca:
Fernandes, David; Lacava, José Carlos da Silva; Cividanes, Lucio Baptista Trannin; D'Assunção, Adaildo Gomes; Silva, Luiz Costa da; Pacheco, Gefeson Mendes
Orientador: Lacava, José Carlos da Silva
Área do conhecimento: Engenharias - Engenharia Elétrica
Indexada em: Base Digital de Teses - ITA; Biblioteca Central do ITA
Localização: Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Biblioteca Central; T621.396.67(043); B577an
Resumo

Neste trabalho é estabelecido um procedimento para a obtenção dos campos eletromagnéticos em estruturas com múltiplas camadas, anisotrópicas ou não, e respectivas funções de Green. Os cálculos são efetuados no domínio de Fourier com auxílio da programação simbólica do Mathematica®. Análises das características de irradiação são realizadas para dipolos de meia onda e antenas de microfita retangulares e circulares, sobre substratos isotrópicos. Síntese de redes de antenas circulares, para aplicação em satélites de órbita baixa, também são contemplados. Empregando o formalismo desenvolvido, um programa em linguagem simbólica é implementado para a obtenção das funções de Green espectrais de estruturas com substratos anisotrópicos. Este programa é usado na análise do comportamento de um dipolo elétrico curto impresso sobre um substrato de ferrite polarizado. O método dos momentos é estruturado para a análise rigorosa de antenas de microfita alimentadas por acoplamento eletromagnético. Aplicação para um dipolo elétrico imerso em camadas biaxiais é efetuada e efeitos sobre a impedância de entrada são estudados. Resultados teóricos são comparados com os simulados por programas comerciais. Experimentos são realizados com um protótipo construído. Boa concordância entre os resultados experimentais e os previstos pelos programas desenvolvidos validam o procedimento estabelecido. (AU)