Busca avançada
Ano de início
Entree


O som e as suas dimensões concretas e subjetivas nos filmes de Lucrecia Martel

Texto completo
Autor(es):
Damyler Ferreira Cunha
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Eduardo Simões dos Santos Mendes; Suzana Reck Miranda; Rosana de Lima Soares
Orientador: Eduardo Simões dos Santos Mendes
Resumo

A dissertação é dividida em duas partes. A primeira consiste em um estudo sobre a noção de escuta acusmáticano cinema, levando em conta suas origens eletroacústicas e algumas de suas aplicações na ecologia acústica e na teoria cinematográfica. O enfoque privilegia as definições formuladas pelos teóricos, Pierre Schaeffer nos anos 50, Murray Schafer nos anos 70 e Michel Chion entre os anos 80 a 2000. A segunda parte da dissertação, mais fincada na análise fílmica, aborda alguns elementos da poética de Lucrecia Martel, dentre eles apontamos o uso do som para representação do tempo e de figurações do corpo. Designamos um conjunto de estados sensoriais e do pensamento como a fadiga, o cansaço, o esgotamento, o esquecimento e a inércia que ocupam um ponto importante em relação às análises dos filmes de Lucrecia Martel, apontadas por alguns críticos do cinema argentino. (AU)

Processo FAPESP: 10/14262-9 - O Som e as suas Dimensões Concretas e Subjetivas nos filmes de Lucrecia Martel
Beneficiário:Damyler Ferreira Cunha
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado