Busca avançada
Ano de início
Entree


Lesões anatomopatológicas e detecção da Brucella ovis cepa REO 198 em ovinos inoculados experimentalmente pelas vias intraprepucial e conjuntival simutaneamente

Texto completo
Autor(es):
Nair Silva Cavalcanti de Lira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Botucatu. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu
Data de defesa:
Orientador: Jane Megid; Renée Laufer Amorim
Resumo

O trabalho teve como objetivo estudar a patogenia da Brucella ovis, em carneiros infectados experimentalmente com a cepa REO 198, tendo por base a presença do agente por meio da Reação em Cadeia pela Polimerase (PCR) e das alterações anatomopatológicas. Foram utilizados 31 carneiros idades variando de 1-2 anos, desafiados via conjuntival e intraprepucial com uma suspensão contendo 2x109 UFC/mL de B. ovis. Os animais foram eutanasiados em duplas, com intervalos de 15 dias até os quatro meses pósinoculação e mensalmente a partir de então até os doze meses. Em cada necropsia, foram coletados linfonodos (parotídeos, pré-escapulares, faríngeos, mediastinais, mesentéricos, inguinais), glândulas parótidas e mandibulares, pulmões, fígados, baços, rins, epidídimos (cabeça, corpo e cauda), testículos, vesículas seminais, glândulas bulbouretrais, ampolas do ducto, próstata e bexiga. Todas as amostras de órgãos foram submetidas a PCR e avaliadas histopatologicamente. A presença do agente foi detectada em praticamente todos os tecidos em pelo menos um dos momentos avaliados com predominância no tecido reprodutor. De forma similar as alterações histopatológicas, que embora visualizadas em todos os órgãos predominaram nos órgãos do sistema reprodutor. Hipoplasia de órgãos linfóides e persistência do agente no sistema reprodutivo e urinário foram observadas. (AU)

Processo FAPESP: 06/52338-1 - Estudo anatomopatologico da patogenia de brucella ovis em carneiros infectados experimentalmente.
Beneficiário:Nair Silva Cavalcanti de Lira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado