Busca avançada
Ano de início
Entree


Mensurações do bulbo ocular e cálculo do poder dióptrico de lentes intraoculares em coelhos (Oryctolagus cuniculus), LINNAEUS, 1758)

Texto completo
Autor(es):
Mayana Andréa Rodrigues Valinhos
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Botucatu. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu
Data de defesa:
Orientador: José Joaquim Titton Ranzani; Antonio Carlos Lotelli Rodrigues
Resumo

O trabalho teve por objetivos determinar as dimensões oculares de coelhos, empregando ultrassonografia modo-A e ceratometria, a fim de utilizá-las como subsídios para calcular o poder dióptrico de lentes intraoculares, assim como, avaliar se existe diferença entre as mensurações oculares de machos e fêmeas, bem como entre olho esquerdo e olho direito em coelhos. Foram utilizados 58 animais do Grupo Genético Botucatu, divididos entre 30 fêmeas e 28 machos, com idade média de 85,8 ± 8,29 dias e peso médio de 2,3 ± 0,46 kg. O cálculo da lente intraocular foi realizado através do software Holladay IOL Consultant®. As fórmulas empregadas para o cálculo foram: Holladay II, Holladay I, Hoffer Q e SRK-T que calcularam um poder dióptrico médio para as lentes de 48,5 D; 50,27 D; 59,67 D e 49,24 D, respectivamente. A fórmula SRK-T mostrou-se estatisticamente semelhante às fórmulas Holladay II e Holladay I, enquanto as demais se mostraram diferentes entre si. Os parâmetros biométricos oculares avaliados, assim como o poder dióptrico calculado por uma mesma fórmula não apresentaram diferenças significativas com relação ao sexo e a lateralidade (AU)

Processo FAPESP: 09/03301-6 - Mensurações do bulbo ocular e cálculo do poder dióptrico de lentes intra-oculares em coelhos (Oryctolagus cuniculus, Linnaeus, 1758)
Beneficiário:Mayana Andréa Rodrigues Valinhos
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado