Busca avançada
Ano de início
Entree


Origem, ramificação e distribuição fascicular do nervo radial no braço do gato doméstico (Felis catus domesticus, Linnaeus, 1758)

Texto completo
Autor(es):
Gregório Corrêa Guimarães
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Jaboticabal. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal
Data de defesa:
Orientador: Márcia Rita Fernandes Machado
Resumo

Estudou-se a origem, a distribuição e a ramificação do nervo radial de 35 gatos domésticos adultos, 17 machos e 18 fêmeas, sem raça definida, mediante dissecações macro e mesoscópicas, após a fixação dos espécimes em solução aquosa de formaldeído a 10 %, e também realizou-se o exame histológico do referido nervo. O nervo radial mostrou-se polifasciculado desde sua origem até a divisão em ramos superficial e profundo. Originou-se do C6 ao T1 em 30 % dos exemplares e do C7 ao T1 em 70 % dos exemplares. Cedeu ramos musculares em todos os animais para os músculos tensor da fáscia antebraquial, tríceps braquial (cabeças longa, acessória, medial e lateral) e ancôneo, emitindo de 14 a 25 ramos nervosos nesta região. O ramo ventral do sexto nervo espinhal cervical difere significativamente (p<0,05) quando confrontado o sexo dos animais, além dos fascículos nervosos, de acordo com a região estudada. A estrutura histológica do nervo radial exibe três tecidos conjuntivos de sustentação. O epineuro é formado por tecido conjuntivo denso modelado e não modelado, e também por conjuntivo frouxo. Do epineuro partem septos epineurais, constituídos por conjuntivo denso não modelado e frouxo, rico em células adiposas. O perineuro reveste grupo de feixes nervosos formando os fascículos, possuindo de duas a quinze células justapostas concêntricas com núcleo fusiforme, citoplasma fino e alongado, diferenciando duas camadas, uma externa e outra interna. O espaço interlaminar da camada externa é preenchido por fibrilas colágenas e o da camada interna por fibrilas colágenas e reticulares. O endoneuro é constituído por tecido conjuntivo frouxo que circunda axônios predominantemente mielinizados, apresentando fibras colágenas e reticulares. (AU)

Processo FAPESP: 01/10473-6 - Aspectos morfológicos da ramificação e fasciculação do nervo radial no braço do gato (Felis catus domesticus - Linnaeus, 1758)
Beneficiário:Gregório Corrêa Guimarães
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado