Busca avançada
Ano de início
Entree


Estudo de parâmetros clínicos e imunitários da vacinação contra a doença de Newcastle e sua importância epidemiológica em periquitosaustralianos (Melopsittacus undulatus)

Texto completo
Autor(es):
Janine Denadai
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Jaboticabal. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal
Data de defesa:
Orientador: Antonio Carlos Paulillo
Resumo

Foram avaliados parâmetros clínicos, imunitários e epidemiológicos da vacinação contra a Doença de Newcastle em periquitos-australianos (Melopsittacus undulatus) através de dois experimentos. Foram utilizadas amostras vacinais Ulster 2C, B1 e La Sota do VDN. No experimento 1, foram utilizados 72 periquitos australianos com cinco meses de idade, distribuídos em 4 tratamentos de 18 animais cada, num total de três repetições, submetidos a diferentes esquemas imunoprofiláticos. A resposta imune foi avaliada pelo teste de HI, com posterior desafio frente a estirpe patogênica do VDN, aos 11 meses de vida das aves. Em todos os grupos, coletou-se suabes cloacais para pesquisa de RNA viral através da reação de cadeia de polimerase pós Transcrição Reversa (RT-PCR). Independente do grupo experimental, sinais clínicos da reação vacinal não foram observados. Os resultados dos títulos de anticorpos (HI) mostraram que os programas imunoprofiláticos ensaiados foram igualmente eficientes no estímulo da resposta imune humoral. Os periquitos-australianos desafiados mostraram-se refratários à enfermidade clínica com o VDN. Entretanto, ficou caracterizado o estado de portador de VDN nesta espécie decorridos até 19 dias da infecção experimental com este patógeno. No experimento 2, foram utilizadas aves SPF conviventes com periquitos-australianos inoculados com uma estirpe patogênica do VDN. Observou-se a transmissão de vírus patogênico (VDN) dos periquitos-australianos para as aves SPF conviventes decorridos até 19 dias da infecção experimental com este patógeno, o que vem realçar a importância do periquito-australiano como fonte potencial de infecção de VDN para aves domésticas (AU)

Processo FAPESP: 08/52534-0 - Estudo de parametros clinicos e imunitarios da vacinacao contra a doenca de newcastle e sua importancia epidemiologica em periquitos-australianos (melopsittacus undulatus).
Beneficiário:Janine Denadai
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado