Busca avançada
Ano de início
Entree


Caracterização e estudo do comportamento térmico de resíduo (lodo) proveniente de estações de tratamento de água e de esgoto do município de Araraquara-SP

Texto completo
Autor(es):
Alex Silas Capana
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Araraquara. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Química. Araraquara
Data de defesa:
Orientador: Marisa Spirandeli Crespi
Resumo

Tendo em vista a grande preocupação com a preservação do meio ambiente e com a qualidade da água utilizada pela sociedade, a cada dia cresce mais o número de cidades que utilizam de estações de tratamento de água e de esgoto, a fim de sanar estas preocupações e oferecer mais tranqüilidade a população. Entretanto, estas estações de tratamento, atualmente, vêm trazendo outro problema: as enormes quantidades de resíduo gerado na forma de lodo. Devido às implicações deste resíduo no meio ambiente e, conseqüentemente, na qualidade de vida do homem, vê-se a necessidade de realizar um estudo detalhado visando à caracterização e análise do comportamento térmico do mesmo, uma vez que os resultados obtidos serão de grande valor para posteriores estudos de reaproveitamento de tal resíduo. Neste trabalho apresenta-se a caracterização e o estudo da decomposição térmica, para o lodo de Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Esgotos (ETE), e a determinação dos parâmetros cinéticos para a primeira etapa de decomposição da matéria orgânica do lodo proveniente da estação de tratamento de esgotos do município de Araraquara. Os resultados mostraram que tais lodos são muito heterogêneos, sendo formados por partículas de diversos tamanhos (entre 0,4 e 70 μm) e formato bem variado. Ambos os lodos possuem baixo teor de metais em sua composição, exceto para as concentrações de Fe e Cu, que aparecem em concentração superior ao orientado pela CETESB (para solo e água). Constatou-se que o lodo de ETE é constituído basicamente por matéria orgânica (54,5 % em massa); já o lodo de ETA possui quantidade considerável de argilas (caulinita e goetita), carbonatos e um baixo teor de matéria orgânica em sua composição. (AU)

Processo FAPESP: 07/53631-7 - Caracterizacao e estudo do comportamento termico de residuo (lodo) proveniente de estacoes de tratamento de agua e esgoto do municipio de araraquara.
Beneficiário:Alex Silas Capana
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado