Busca avançada
Ano de início
Entree


O papel do mediador técnico-pedagógico na formação continuada a distância de professores em serviço

Texto completo
Autor(es):
Daniela Jordão Garcia
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Presidente Prudente. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Presidente Prudente
Data de defesa:
Orientador: Klaus Schlünzen Júnior; Elisa Tomoe Moriya Schlünzen
Resumo

O objetivo geral da pesquisa é investigar princípios que norteiam o papel do Mediador Técnico Pedagógico (MTP) em cursos de formação continuada a distância de professores em serviço, numa abordagem contextualizada e reflexivo-afetiva. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, por ter como objetivo aprofundar o nível de compreensão de uma situação do contexto real e examinar o fenômeno de interesse em seu ambiente virtual. Nestes cursos de formação continuada a distância de professores, em sua maioria, encontra-se a participação do Mediador Técnico-Pedagógico (MTP), cujo papel é auxiliar pedagógica e tecnicamente o formador. No presente trabalho avaliou-se a participação do MTP do curso de aperfeiçoamento a distância Aprendizagem: Formas Alternativas de Atendimento, da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, que interagiu semanalmente por meio do ambiente de aprendizagem a distância (e-Proinfo), procurando atuar como uma ponte segura entre o aluno e o formador de acordo com princípios teóricos que privilegiem a formação docente. Para a análise dos dados, os conteúdos foram recortados em elementos, denominados indicadores e, para elucidar a importância de cada indicador na atuação do MTP, buscou-se situações representativas para cada um deles dentro do conteúdo analisado. Os sujeitos participantes da pesquisa são os MTPs, formadores, cursistas e coordenadores. O plano teórico da pesquisa busca aportes na contextualização histórica da Formação de Professores a distância no Brasil até os dias atuais; nas teorias contemporâneas sobre a formação de professores e nos discursos veiculados nas produções teóricas das áreas da mediação pedagógica, contexto, reflexão e afetividade.... (AU)

Processo FAPESP: 04/06427-7 - O papel do mediador tecnico-pedagogico na formacao continuada de professores em servico a distancia.
Beneficiário:Daniela Jordão Garcia Perez
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado