Busca avançada
Ano de início
Entree


Caracterização de Puccinia psidii, identificação de mirtáceas diferenciadoras de raças fisiológicas e estudos anatômicos do limbo foliar relacionados à resistência

Texto completo
Autor(es):
Cristiane De Pieri
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Botucatu. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu
Data de defesa:
Orientador: Edson Luiz Furtado; Roberto Antonio Rodella
Resumo

O fungo Puccinia psidii é o agente causal da doença conhecida como ferrugem. Esse patógeno ataca a cultura do eucalipto e, também, algumas espécies frutíferas da família Myrtaceae. Em áreas próximas a plantios comerciais de eucalipto podem ocorrer espécies frutíferas de mirtáceas. Se dentro dessas espécies estiver àquelas suscetíveis ao patógeno, essas servirão de fonte de inóculo para o eucalipto, sendo prejudicial para a exploração econômica da referida espécie. O estudo da variabilidade fisiólogica do patógeno P. psidii e sua relação com seu hospedeiro (no caso espécies de mirtáceas) é de suma importância para se traçar estratégias de controle e, também manejar de forma sustentável a doença na cultura do eucalipto e de mirtáceas frutíferas que são exploradas economicamente, como a goiabeira. Portanto, o projeto em questão visou o estudo da fisiologia do fungo P. psidii e sua relação com espécies frutíferas da família Myrtaceae. Especificamente, foi estudada a patogenicidade, em ambiente controlado, sobre dez espécies de mirtáceas, sendo Araçá do cerrado (Psidium cattleianum), Cabeludinha (Myrciaria glazioviana), Cereja-do-rio-grande (Eugenia involucrata), Eucalipto (Eucalyptus cloeziana); Grumixama (Eugenia brasiliensis); Jambinho (Acmena smithii), Jambo (Syzygium jambos); Jambolão (Syzygium cumini); Pitanga (Eugenia uniflora) e Uvaia (Eugenia pyriformis). Seis inóculos do patógeno foram obtidos de plantas doentes coletados na região de Botucatu/SP. Em cinco espécies, sendo Myrciaria glazioviana, Eugenia involucrata, Eucalyptus cloeziana, Acmena smithii, Syzygium jambos, foram efetuadas a caracterização anatômica foliar visando à observação de diferenças estruturais nos limbos foliares e, ainda, complementou-se à essa caracterização por meio de análise de microscopia eletrônica... (AU)

Processo FAPESP: 10/04623-4 - RESISTÊNCIA DE MIRTÁCEAS À FERRUGEM CAUSADA POR Puccinia psidii E CARACTERIZAÇÃO DO PATÓGENO.
Beneficiário:Cristiane de Pieri
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado