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Desenvolvimento de um modelo educacional para a conservação de energia

Texto completo
Autor(es):
Rubens Alves Dias
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: Guaratinguetá. 130 f.
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Guaratinguetá).
Data de defesa:
Membros da banca:
Guilherme Eugênio Filippo Fernandes Filho; Jânio Itiro Akamatsu; Jorge Isaias I. Beltran; Irlan Von Lisingen
Orientador: José Antônio Perrella Balestieri
Resumo

As iniciativas destinadas ao uso racional da energia, em virtude da característica integradora de conceitos desse tema, revelam-se tanto nas ações mais elementares, como a eliminação do desperdício, quanto nas análises mais rebuscadas, envolvendo estudos técnico-econômicos para a escolha de uma determinada intervenção. Nesse leque de opções, a educação é um elemento sempre lembrado e tido como condição de significativa importância para levar adiante a mudança de valores dos consumidores de energia em prol da economia de recursos naturais e de capital. Todavia, a abordagem educacional do uso racional da energia, apesar das iniciativas pioneiras, necessita ser focalizada no indivíduo, no que se refere aos processos afetivos e cognitivos, para posteriormente agregar as informações de caráter técnico, visandose o incentivo à ação social. Para esse desenvolvimento, além dos estudos oriundos das atividades do setor energético, agregaram-se informações de domínio da psicologia e da educação, balizando-se pela legislação vigente e pelos critérios paramétricos da educação no Brasil. A característica transversal do tema, através do ensino contextualizado, cria condições favoráveis à construção do conhecimento a respeito da energia e seu uso e, portanto, tem potencial de promover o desenvolvimento sustentável pela cidadania. O presente modelo educacional para a conservação da energia tem o objetivo de contribuir com o setor energético visando sistematizar os conteúdos nos ensinos fundamental, médio e superior a partir de ferramentas efetivas para os processos de ensino-aprendizagem, auxiliando os educadores desses segmentos no planejamento do ensino. (AU)

Processo FAPESP: 99/05499-4 - Desenvolvimento de um modelo educacional para a conservacao de energia.
Beneficiário:Rubens Alves Dias
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Doutorado