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Compósito estrutural carbono/epóxi via RTM para aplicação aeronáutica: processamento e caracterização

Texto completo
Autor(es):
Thatiane Brocks
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Guaratinguetá. 2014-06-11.
Instituição: Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Guaratinguetá
Data de defesa:
Orientador: Maria Odila Hilário Cioffi; Herman Jacobus Cornelis Voorwald
Resumo

A indústria aeronáutica nacional tem intensificado sua busca por materiais alternativos, com características e propriedades que permitam a substituição segura do material metálico. Com o objetivo de ganhar competitividade no mercado internacional e contribuir para o desenvolvimento tecnológico no país, o presente trabalho apresenta a técnica de processamento de moldagem por transferência de resina (RTM), utilizada na fabricação de materiais compósitos estruturais e ainda pouco estudada no Brasil. Os compósitos processados por essa técnica apresentam maior fração volumétrica de fibras, melhor acabamento superficial e pouca ou nenhuma necessidade de acabamento do componente produzido. Este trabalho compreende o processamento e a caracterização de compósitos produzidos com resina epóxi monocomponente Cycom 890 e dois tipos de tecidos, plain weave e twill 2x2, ambos de fibra de carbono. Para a determinação dos parâmetros de processamento, a resina foi caracterizada quanto aos seus comportamentos térmico e viscoso. Com base nos resultados e testes preliminares foi determinada a temperatura mais adequada de injeção em 100°C, a pressão de injeção entre 0,2 e 0,4 MPa e de vácuo em 250 mPa.s. Os compósitos produzidos foram analisados pela técnica de ultrassom C-Scan e os resultados mostraram que os laminados processados estão homogêneos quanto à impregnação. Testes de tração mostram que os laminados com tecido tipo Twill apresentam maior média de resistência à tração, enquanto que a diferença de trama não influencia significativamente às propriedades de flexão e cisalhamento, que se mostraram superiores as propriedades de compósitos produzidos em autoclave com maiores porcentagens de reforço. Em fadiga, ambos os laminados apresentaram um curto intervalo, com tensões próximas à de tração, no entanto, o laminado PW/Cycom apresentou maior... (AU)

Processo FAPESP: 09/03284-4 - Compósito Estrutural via RTM para Aplicação em Trem de Pouso
Beneficiário:Thatiane Brocks
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado