Busca avançada
Ano de início
Entree


Leitura sobre ressonância magnética nuclear em aulas de física do ensino médio

Texto completo
Autor(es):
André Coelho da Silva
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria José Pereira Monteiro de Almeida; Pedro da Cunha Pinto Neto; Rejane Aurora Mion
Orientador: Maria José Pereira Monteiro de Almeida
Resumo

Buscando alternativas de como apresentar elementos culturais da física relacionados a aspectos do mundo material, de como aproximar o ensino de física a assuntos que possam vir a ampliar a participação dos estudantes em sala de aula e de como apresentar elementos da física por meio de estratégias de ensino alternativas àquela pautada quase que exclusivamente no uso do formalismo matemático, tive como objetivo compreender o funcionamento de uma leitura de divulgação científica sobre ressonância magnética no Ensino Médio. Associada a esse objetivo, minha questão de estudo foi: como estudantes do Ensino Médio produzem sentidos a partir de uma leitura de divulgação científica sobre o que é e como é aplicada a ressonância magnética nuclear? Para responder a essa questão, trabalhei um texto de divulgação científica sobre ressonância magnética com três turmas do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública das quais eu era o professor de física. As informações foram coletadas junto aos estudantes por meio de dois questionários - um aplicado durante a leitura do texto e outro após minha mediação enquanto professor - e de quatro entrevistas. Para analisá-las tomei como apoio noções presentes em obras de Eni Orlandi, filiada à Análise de Discurso em sua vertente originada por Michel Pêcheux. As análises indicaram: que a leitura de textos de divulgação científica e a utilização de questionários formulados com questões abertas podem favorecer o surgimento de discussões não restritas aos conteúdos formais da física e aos assuntos abordados no texto; que embora o assunto os agradasse, os estudantes tiveram muitas dificuldades na leitura, havendo certa recusa em realizá-la e em escrever sobre o tema lido - especialmente devido à extensão e à densidade conceitual do texto; que houve predomínio de repetições empíricas (cópias mnemônicas de trechos do texto) ou de repetições formais (o "dizer com suas palavras") sucintas e/ou superficiais nas respostas ao primeiro questionário; que houve predomínio de repetições formais com maiores níveis de profundidade e de embasamento nas respostas ao segundo questionário, sendo recorrente a materialização de trechos da mediação; e que os estudantes, em geral, preferiram destacar como conhecimento apreendido a partir da sequência de ensino elementos que dizem respeito a aplicações e a utilidades práticas. Nesse sentido, as análises parecem indicar a importância da mediação do professor, a urgência em se trabalhar a leitura sobre ciência na escola e o valor atribuído pelos jovens ao estudo de tópicos cuja utilidade é explicitada. (AU)

Processo FAPESP: 12/03451-0 - Leitura sobre ressonância magnética nuclear em aulas de física do ensino médio
Beneficiário:André Coelho da Silva
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado