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A escrita rítmica de Olivier Messiaen e seus desdobramentos em outros aspectos de sua prática composicional

Texto completo
Autor(es):
Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Silvio Ferraz de Mello Filho; Tadeu Moraes Taffarello; Adriana Lopes da Cunha Moreira
Orientador: Silvio Ferraz de Mello Filho
Resumo

A presente dissertação tem por objetivo observar, nos contextos específicos de distintas peças de Olivier Messiaen (1908-1992), o emprego específico de seu repertório técnico concernente à rítmica e a articulação deste com outros aspectos composicionais das obras em questão (e. g. trabalho harmônico e estruturação formal). Tendo tomado por base a diversidade de materiais, procedimentos e noções expostas e discutidas na obra teórica do compositor em questão, apresentamos aqui análises das seguintes peças suas: "Danse de la fureur, pour les sept trompettes" e "Liturgie de cristal" (1941); Neumes rythmiques (1949); "Yamanaka-cadenza" (1962) e La Fauvette des jardins (1970). Concluímos, por fim, que Messiaen emprega seu repertório técnico concernente à rítmica de maneira altamente contextual, de modo que decisões composicionais não previstas em seus procedimentos e nem sempre dadas no domínio da rítmica, propriamente, são cruciais para os resultados rítmicos obtidos pelo compositor (AU)

Processo FAPESP: 11/16714-7 - A escrita rítmica de Olivier Messiaen e seus desdobramentos em outros aspectos de sua prática composicional
Beneficiário:Francisco Zmekhol Nascimento de Oliveira
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado