Busca avançada
Ano de início
Entree


Revisão taxonômica e análise filogenética do gênero Neocarus Chamberlin & Mulaik, 1942 (Acari, Parasitiformes, Opilioacarida)

Texto completo
Autor(es):
Marcel Santos de Araújo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociencias, Letras e Ciencias Exatas.
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Magdalena Vázquez Gonzalez; Fernando Barbosa Noll
Orientador: Reinaldo José Fazzio Feres
Resumo

Opilioacaridae é um pequeno e raro grupo de ácaros de vida livre, com seus aspectos biológicos e ecológicos pouco conhecidos. Das 37 espécies conhecidas no mundo, 15 são encontradas no Novo Mundo, sendo 12 pertencentes ao gênero Neocarus e as outras três pertencentes ao gênero Caribeacarus, podendo ser diagnosticados pelas setas modificadas no tarso do palpo e no telotarso da perna I. Apesar das descrições recentes, não existe uma proposta de parentesco entre suas espécies. Com intuito de preencher esta lacuna, apresenta-se a primeira hipótese de relacionamento filogenético entre as espécies de Neocarus. Do material analisado, 20 táxons terminais e 37 caracteres foram incluídos na análise. Utilizou-se o NONA com 1000 replicações e 100 árvores armazenadas por replicação, com pesagens iguais de caracteres, através da busca heurística TBR, utilizando a otimização ACCTRAN e o WinClada como interface. A análise filogenética produziu 20 árvores igualmente parcimoniosas com 73 passos, com índice de consistência 68 e índice de retenção 74. A árvore de consenso estrito encontrada apresentou 83 passos, índice de consistência 60 e índice de retenção 63. Para verificar o suporte dos ramos, foi utilizado o índice de Bremer, com 1000 replicações e considerando árvores com 5 passos adicionais. O monofiletismo de Neocarus não foi observado, sendo parafilético em relação à Caribeacarus, com as relações entre suas espécies não totalmente estabelecidas, apresentando politomias. O material tipo de algumas espécies não pôde ser obtido para análise taxonômica, assim como algumas estruturas não puderam ser observadas. A espécie Neocarus ojastii se enquadra na diagnose de Caribeacarus, sugerindo-se uma nova combinação, bem como a espécie N. calakmulensis que pode se tratar de uma sinonímia de N. nicaraguensis (AU)

Processo FAPESP: 10/13269-0 - Revisão taxonômica e análise filogenética do gênero Neocarus Chamberlin & Mulaik 1942 (Acari, Parasitiformes, Opilioacarida)
Beneficiário:Marcel Santos de Araújo
Linha de fomento: Bolsas no Brasil - Mestrado