Busca avançada
Ano de início
Entree

LUCIFERASES EMISSORAS DE LUZ VERDE-AZULADA PARA ENSAIOS ANALÍTICOS E INDICAÇÃO DE CÁDMIO E MERCÚRIO

Tipo de documento:Patente
Inventor(es): VADIM VIVIANI / VANESSA REZENDE BEVILAQUA / GABRIEL FELDER PELENTIR
Depositante: Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)
Data do depósito: 07 de janeiro de 2020
Registro INPI:
BR1020200003003
IPC: C12N 9/02 C12Q 1/66 C12N 15/53
Resumo

LUCIFERASES EMISSORAS DE LUZ VERDE-AZULADA PARA ENSAIOS ANALÍTICOS E INDICAÇÃO DE CÁDMIO E MERCÚRIO. A presente invenção descreve uma luciferase de vagalume mais eficiente, mais termoestável e com espectro mais deslocado para o azul, que se mostra particularmente útil como reagente bioluminescente mais brilhante para análises mais sensíveis de ATP; como gene repórter bioluminescente mais brilhante para marcar células em estudos de expressão gênica e bioimagem de processos biológicos e patológicos; como biossensor raciométrico específico para cádmio e mercúrio em análises de contaminação e biodisponibilidade por estes metais, e como biossensor intracelular de pH mais estável em temperaturas elevadas em ensaios celulares, especialmente de células de mamíferos.


Processo FAPESP: 10/05426-8 - Bioluminescência de artrópodes: diversidade biológica em biomas brasileiros; origem bioquímica; evolução estrutural/funcional de luciferases; diferenciação molecular das lanternas; aplicações biotecnológicas, ambientais e educacionais
Beneficiário:Vadim Viviani
Pesquisador responsável:Vadim Viviani
Instituição: Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS)
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático