Busca avançada
Ano de início
Entree

MÉTODO GENOMAGNÉTICO E COLORIMÉTRICO PARA DETECÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE RNA DO VÍRUS SARS-CoV-2

Tipo de documento:Patente
Inventor(es): RONALDO CENSI FARIA (UFSCar); HENRIQUE POTT JUNIOR (UFSCar); TÁSSIA REGINA DE OLIVEIRA (UFSCar); WYLLIAN NEVES MIRANDA (UFSCar); MATIAS ELISEO MELENDEZ (Clonning Solutions); TAISE HELENA OLIVEIRA LEITE (UFSCar) e ESTER CERDEIRA SABINO (USP).
Depositante: Clonning Solutions Pesquisa e Desenvolvimento LTDA. ; Fundação Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ; Universidade de São Paulo (USP)
Data do depósito: 26 de abril de 2021
Registro INPI:
BR1020210078820
IPC: C12Q 1/28 G01N 33/569 C12Q 1/70
Resumo

MÉTODO GENOMAGNÉTICO E COLORIMÉTRICO PARA DETECÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE RNA DO VÍRUS SARS-COV-2. A presente invenção pertence aos campos da Biotecnologia, Química e Medicina Diagnóstica. Refere-se a um teste molecular colorimétrico rápido e preciso para diagnóstico inicial de COVID-19 a partir de amostras de saliva, que pode ser realizado em temperatura ambiente. O ensaio genomagnético proposto é baseado no uso de partículas magnéticas conjugadas com uma sonda de DNA de captura e uma sonda de DNA de detecção conjugada a uma biotina sendo as sequências de bases otimizadas tendo como alvo o gene N1 do vírus SARS-CoV-2. Para detecção colorimétrica, é utilizado um conjugado de horseradish peroxidase (HRP) com estreptavidina (HRP-estreptavidina) para reagir com peróxido de hidrogênio (H2O2) e tetrametilbenzidina (TMB). Na presença do RNA do SARS-CoV-2 haverá uma mudança de cor da solução, e o diagnóstico pode ser feito visualmente ou por espectrofotometria. O ensaio pode ser aplicado usando suportes magnéticos em microtubos ou microplacas de 96 poços, o que pode pode auxiliar na testagem em massa da população devido à grande disponibilidade de equipamentos para leitura dessas. Portanto, o invento proposto apresenta um método diagnóstico de COVID-19 simples, rápido e de baixo custo.


Processo FAPESP: 20/04635-4 - Desenvolvimento de um dispositivo simples e de baixo custo para o diagnóstico rápido do novo coronavírus (SARS-CoV-2)
Beneficiário:Ronaldo Censi Faria
Pesquisador responsável:Ronaldo Censi Faria
Instituição: Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular

Processo FAPESP: 20/07539-6 - Desenvolvimento de um dispositivo simples e de baixo custo para o diagnóstico rápido do novo Coronavírus (SARS-CoV-2)
Beneficiário:Tássia Regina de Oliveira
Pesquisador responsável:Ronaldo Censi Faria
Instituição: Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado