Busca avançada
Ano de início
Entree

PROCESSO PARA CONVERSÃO DIRETA DE METANO A METANOL LIVRE DE OXIGÊNIO MOLECULAR EM BAIXAS TEMPERATURAS

Tipo de documento:Patente
Inventor(es): JOSE MARIA CORREA BUENO (UFSCar); TÁSSIA CAROLINE PASSOS PEREIRA (UFSCar); JUSSARA VITÓRIA REIS (UFSCar); STEFANIE CAROLINE MAYUMI MIZUNO (UFSCar); JOÃO BATISTA OLIVEIRA DOS SANTOS (UFSCar); JEAN MARCEL RIBEIRO GALLO (UFSCar); ALEJANDRO LOPEZ CASTILLO (UFSCar); LEANDRO MARTINS (UNESP); ERNESTO ANTONIO URQUIETA GONZÁLEZ (UFSCar); SIRIWAN DULNEE (UFSCar); RICARDO JOSÉ PASSINI (UFSCar); ELEN MARIA FELICIANO PEREIRA (UNESP); MONIZE PICININI (UFSCar) e PATRÍCIA MOREIRA LIMA (UFSCar).
Depositante: Fundação Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) ; Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
Data do depósito: 11 de agosto de 2021
Registro INPI:
BR1020210223162
Resumo

A presente invenção pertence ao campo da engenharia química. O presente invento descreve um processo para a conversão direta de metano (CH4) a metanol (CH3OH) em baixas temperaturas utilizando materiais sólidos porosos contendo um ou mais óxidos de metais de transição (sólido ativo), livre de oxigênio molecular (O2) na etapa de ativação e regeneração do sólido ativo. O metano é oxidado parcialmente para metanol e pode ser substituído por gás natural. Devido a substituição do O2 por CO2 na etapa de ativação e/ou regeneração, não há necessidade da etapa de purga do processo, reduzindo custos e riscos operacionais, aumentando assim o potencial para a sua implementação industrial. Com a utilização do CO2 em vez de O2 tem-se um aumento de produtividade em metanol. Com o uso de CO2 a alimentação do reator, contendo o material sólido ativo, pode ser modulada com fluxos de CO2, CH4 e H2O, o que permite uma diminuição do tempo de ciclo em relação ao processo que utiliza O2. Esses fatores positivos com o uso de CO2 refletem no aumento de produtividade associado a uma diminuição do tempo de cada ciclo, com simplicidade de operação em relação ao uso de O2. Esses fatores são cruciais para se atingir viabilidade econômica do processo.


Processo FAPESP: 18/01258-5 - Novos processos catalíticos e fotocatalíticos para a conversão direta de metano e CO2 em produtos
Beneficiário:José Maria Correa Bueno
Pesquisador responsável:José Maria Correa Bueno
Instituição: Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Temático

Processo FAPESP: 18/26459-3 - Zeólitas trocadas com sítios únicos de CuxOy para a oxidação parcial de metano em metanol: o efeito da estrutura da zeólita e outros óxidos metálicos na atividade de um único sítio
Beneficiário:Tássia Caroline Passos Pereira
Pesquisador responsável:José Maria Correa Bueno
Instituição: Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado Direto