Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

MÉTODO DE DIAGNÓSTICO NÃO INVASIVO DA GRAVIDADE DA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA, USO DE UM BIOMARCADOR PARA DIAGNÓSTICO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA DESCOMPENSADA, DISPOSITIVO COLETOR DO EXALADO DE RESPIRAÇÃO E UM KIT DE DIAGNÓSTICO

EscritórioINPI
Tipo de documento:Patente
Inventor(es): Fernando Bacal; Fabiana Goulart Marcondes Braga; Ivano Gebhard Rolf Gutz; Guilherme Lopes Batista
Depositante:Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP); Universidade de São Paulo (USP).
Ano: 2011
Número do Pedido:BR 11 2013 001099-1
IPC: A61B 5/097
Resumo

MÉTODO DE DIAGNÓSTICO NÃO INVASIVO DA GRAVIDADE DA INSUFI-CÊNCIA CARDIACA, USO DE UM BIOMARCADOR PARA DIAGNÓSTICO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA DESCOMPENSADA, DISPOSITIVO COLETOR DO EXALADO DE RESPIRAÇÃO E UM KIT DE DIAGNÓSTICO O pedido de invenção apresenta uma alternativa rápida, eficaz, reprodutiva de um método de diagnóstico não invasivo da gravidade da insuficiência cardíaca baseada em um biomarcador específico. É um objeto adicional da presente invenção um dispositivo coletor de exalado de respiração portátil, simples, de baixo custo e que independe de fonte elétrica para seu funciona-mento. Esta invenção permite vantajosamente a substituição de métodos diagnósticos invasivos, favorecendo o conforto do paciente além da agilidade e rapidez nos atendimentos em hospitais, podendo se tornar um método padrão para todos os suspeitos de doença circulatória e insuficiência cardíaca e, mais especificamente insuficiência cardíaca descompensada.


Processo FAPESP: 08/06620-2 - Análise de gases exalados em paciente com insuficiência cardíaca: novo índice prognóstico?
Beneficiário:Fernando Bacal
Pesquisador responsável:Fernando Bacal
Instituição: Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR)
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular