Busca avançada
Ano de início
Entree

TURBINA PASSIVA MULTI FLUIDOS COM CÂMARA DE CONDICIONAMENTO E BOCAIS DIRECIONADORES DE FLUIDO, E SEU PROCESSO DE FUNCIONAMENTO

EscritórioINPI
Tipo de documento:Patente
Inventor(es): Guilherme Moreira Placco; Lamartine Nogueira Frutuoso Guimarães
Depositante:Instituto de Estudos Avançados (IEAV)
Ano: 2013
Número do Pedido:BR 10 2013 026213 7
IPC: F01D 1/34 F02C 1/10 F02C 3/36 F03B 1/04 F03B 13/22 F03B 13/24 F03D 1/04
Resumo

TURBINA PASSIVA MULTI FLUIDOS COM CÂMARA DE CONDICIONAMENTO E BOCAIS DIRECIONADORES DE FLUIDO, E SEU PROCESSO DE FUNCIONAMENTO. O presente pedido de patente trata de uma turbina passiva multi fluidos com câmara de condicionamento de ar e direcionador de fluido (ou simplesmente Turbina Passiva Multi Fluidos) que, devido à sua geometria simplificada, pode trabalhar com diversos fluidos em diversas 0 temperaturas. Além disso, o presente pedido de patente também se refere ao processo de funcionamenro da turbina passiva multi fluidos. Uma câmara de ar foi projetada para auxiliar a admissão do fluido para dentro da turbina. Essa câmara proporcionou um aumento de 17 (dezessete) pontos percentuais na eficiência comparada a curbina original de Tesla que tinha 21% de eficiência tornando viável o uso desta turbina em ciclos térmicos, fechados ou abertos. Além disso, a referida câmara proporciona um aumento relativo no torque gerado pelo eixo da turbina, devido à adição de bocais direcionadores do fluido que convergem o fluxo de escoamento do fluido para dentro da turbina de forma diferenciada.


Processo FAPESP: 09/10209-9 - Construção e estudo de uma turbina de tesla para aplicações em Ciclo Brayton Fechado
Beneficiário:Guilherme Moreira Placco
Pesquisador responsável:Lamartine Nogueira Frutuoso Guimarães
Instituição: Ministério da Defesa (Brasil). Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Instituto de Estudos Avançados (IEAv)
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Iniciação Científica