Busca avançada
Ano de início
Entree
Conteúdo relacionado

PROCESSO DE PRODUÇÃO DE POLIHIDROXIBUTIRATO E SEU COPOLÍMERO POLIHIDROXIBUTIRATO-CO-HIDROXIVALERATO A PARTIR DE HIDROLISADOS DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR

Tipo de documento:Patente
Inventor(es): Luiziana Ferreira da Silva; Marilda Keico Taciro; Jose Geraldo da Cruz Pradella; José Gregório Cabrera Gomez; Jose Marcio Carter; Maria Elizabeth Michelin Ramos
Depositante: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) ; Instituto de Pesquisas Tecnológicas S/A (IPT)
Data do depósito: 24 de setembro de 2002
Registro INPI:
PI0207356-0
IPC: C12P 7/62 C12R 1/025
Resumo

"PROCESSO DE PRODUÇÃO DE POLIHIDROXIBUTIRATO E SEU COPOLÍMERO POLIHIDROXIBUTIRATO-CO-HIDROXIVALERATO A PARTIR DE HIDROLISADOS DE BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR". Invenção que descreve o processo para obtenção de polihidroxibutirato e polihidroxibutirato-co-hidroxivalerato, por via microbiana, caracterizado por empregar como principal matéria-prima o hidrolisado de bagaço de cana-de-açúcar e os principais açúcares nele contidos, bem como bactérias do gênero Burkholderia e Achromobacter. Quando hidrolisado de bagaço é empregado no processo, a eliminação de componentes tóxicos nele presentes, pelo uso de procedimentos físicos e químicos pode ser necessária. As bactérias são cultivadas em meio nutritivo contendo como fontes de carbono o hidrolisado de bagaço de cana-de-açúcar e os principais açúcares nele contidos, além de outros componentes como nitrogênio, fósforo, enxofre, magnésio, potássio e oxigênio, além de micronutrientes como, molibdênio, manganês, cobalto, zinco, níquel, cobre, boro para que ocorra a multiplicação da biomassa celular, bem como precursores de hidroxivalerato como ácidos carboxílicos, álcoois ou hidrocarbonetos com número ímpar de carbono na cadeia principal, quando o copolímero for o produto alvo. A produção de até 80% da biomassa seca em polímero é induzida por meio da limitação ou exaustão, simultânea ou não, no meio de cultura, de um ou mais dos nutrientes essenciais ao crescimento, porém com fornecimento da fonte de carbono. O material produzido é concentrado por métodos convencionais (filtração, centrifugação, sedimentação), extraído empregando-se um solvente orgânico seguido de precipitação com um agente orgânico não solvente. Enzimas (proteases, lipases e lacases, entre outras), em conjunto ou não, podem também ser utilizadas para o rompimento celular, auxiliadas ou não pela presença de tensoativos. A mistura deverá sofrer sedimentação, centrifugação ou filtração, seguidas por uma operação de secagem dos grânulos.


Processo FAPESP: 99/10224-4 - Obtencao de linhagens bacterianas e desenvolvimento de tecnologia para a producao de plasticos biodegradaveis a partir do hidrolisado de bagaco de cana-de-acucar.
Beneficiário:Luiziana Ferreira da Silva
Pesquisador responsável:Luiziana Ferreira da Silva
Instituição: Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Instituto de Pesquisas Tecnológicas S/A (IPT)
Modalidade de apoio: Auxílio à Pesquisa - Regular