Busca avançada
Ano de início
Entree

Aldair de França Neto

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor no curso de Medicina da Universidade Nove de Julho (Uni9; 40 horas semanais), Campus São Bernardo do Campo/SP e Campus Mauá/SP. Tem 10 anos de experiência profissional, sendo 8 anos de atuação como docente na educação superior, com ênfase nas áreas de Fisiologia Humana, Citologia, Genética, Biologia Molecular e Bioquímica. É docente de áreas preparatórias do curso: BASES MORFOFUNCIONAIS DOS APARELHOS CARDIOCIRCULATÓRIO, RESPIRATÓRIO E DIGESTÓRIO; BASES MORFOFUNCIONAIS DOS APARELHOS RENAL, ENDÓCRINO E REPRODUTOR; PROCESSOS METABÓLICOS HUMANOS; PROCESSOS CELULARES E MOLECULARES; PROCESSOS FISIOPATOLÓGICOS GERAIS e PROCESSOS FISIOPATOLÓGICOS ESPECÍFICOS. Doutor em Fisiologia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2008). Professor do Ensino Superior na área da Saúde (2016 - atual) em Cursos de graduação em Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia e Educação Física. Professor colaborador nas Pós-graduações Lato Senso ofertados pela Santa Casa de São Paulo (2017 - atual). Durante esse período tenho atuado ministrando aulas junto aos cursos de Cardiologia e Hemodinâmica, Estomaterapia e Gerontologia. Professor de Ciências e Biologia do Ensino Básico e técnico (2014 - 2017). Durante esse período atuei como professor de Biologia em todas as séries do Ensino Médio e de 8 e 9 séries do Ensino Fundamental. Atuei, também, em parte desse período, como professor do Ensino técnico em Estética ministrando Fundamentos Biológicos. Possuo extensa experiência na utilização de métodos ativos de ensino e aprendizagem para os cursos da área da Saúde no Ensino Superior: Utilização de ferramentas digitais e aplicativos de interação aluno-professor (Kahoot, NearPod, Quizziz, Ferramentas G-suit); Utilização de ferramentas digitais para contribuição da avaliação formativa (Kahoot, NearPod, Quizziz, Ferramentas G-suit); Aplicação de métodos TBL, aula invertida, análise de casos clínicos e aula dialogada como alternativas para aula expositiva. Aplicação da simulação com equipamento de simulação (PowerLab) para aulas de Fisiologia Humana; Utilização de aulas no laboratório como auxílio ao processo de ensino-aprendizagem. Atuo principalmente nos seguintes temas: Ensino de Fisiologia e Fisiopatologia Humana; Hipertensão arterial e Remodelamento vascular; Produtos naturais. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 26/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.