Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Clotilde Perez Rodrigues Bairon Sant'Anna

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora titular de Publicidade e Semiótica da ECA - USP (2017). Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA - USP (2007). Pós-doutora em Design Thinking pela Stanford University (2013). Pós-Doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, España, com bolsa da Fundación Carolina (2009). Pós-doutora pela Universidade Católica Portuguesa, Porto (2011). Doutora em Comunicação e Semiótica (2001) e Mestre em Administração de Marketing (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Administradora formada pela PUC SP (1994). Professora do CRP ECA USP (desde 2002) na graduação em Publicidade e no programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Diretora da Escola de Comunicações e Artes - ECA USP (2025-2028). Chefe do Depto CRP - Relações Públicas, Publicidade e Turismo da ECA USP (fev. 2017-fev.2021). Vice chefe do CRP (2013-2017). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da ECA USP (2021-2025). Professora da PUC SP (1995-2021). Professora convidada da Universidade Católica Portuguesa, junto ao programa de Mestrado em Marketing (desde 2004). Professora convidada da Universidad de Murcia, Espanha, junto à Facultad de Comunicación e no Master em Tendencias Socioculturales (desde 2009). Visiting Associate Professor junto ao CDR - Centre for Design Research da Stanford University (2013). Professora convidada na Universidad Catolica do Chile e na Universidad Católica do Peru, Presidente da ABP2 - Associação Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade e Propaganda (2016/2024). Vicecoordenadora do GT Publicidade e Propaganda da Intercom (2012/2014). Coordenadora do GP Publicidade e Propaganda da Intercom (2015/2017). Presidente da FELS -Federación Latino-americana de Semiótica (2024-2028). Vice-presidente da FELS (2017-2024). Vice coordenadora do GT Consumos e processos comunicacionais da Compós (2021-2022). Coordenadora do GT Consumos e Processos de Comunicação da Compós (2023-2024).Líder do GESC3 - Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, certificado pelo CNPq (2007). Membro do Corporate Excellence - Centre for Reputation Leadership, Espanha. Semioticista com experiência nas áreas de Comunicação, Semiótica, Consumo, Publicidade, Marca, Criatividade e Tendências Sociais. Fundadora da Casa Semio. Editora da revista Signos do Consumo (desde 2009). Editora da revista Cruzeiro Semiótico. Membro da equipe editorial de Matrizes (desde 2021). Membro da equipe editorial da revista DeSignis. Organizou os livros Cultura Material e Rituais de Consumo, vol. 3 (2024); vol 2 (2023), vol.1 (2021), Mediações, perspectivas plurais (2020), Ontologia Publicitária: epistemologia, práxis e linguagem (2019), Universo Sígnico da Pirataria: Falso? Verdadeiro! (2013), Hiperpublicidade 1, Hiperpublicidade 2 (2007) e Voluntariado e a Gestão das Políticas Sociais (2005). Autora de ?Existen límites al consumo? (2024), A Fixação da Crença: Charles S. Peirce (2023), Há limites para o consumo? (2020), Signos da Marca (2004, 2a. edição 2017), Mascotes, Semiótica da Vida Imaginária (2011) e coautora de O Presente e o presentear: da cultura material ao metaverso (2024), Cultura Global Publicitária (Espanha, 2023); Publicidade e periodização da vida: (re)significação da velhice (2019), Psicodinâmica das Cores em Comunicação (2006) e Comunicação e Marketing - Teorias da Comunicação e Novas Mídias (2003). Diretora da coleção Comunicación, Arte y Consumo, do editorial SB, Argentina, México, Espanha. Autora de vários artigos e capítulos de livro no Brasil e no exterior nas áreas de Semiótica, Comunicação, Consumo, Publicidade, Marcas, Criatividade, Estudos de Tendências e Semiótica das Organizações. Autora de mais de 150 laudos semióticos de expressões de marcas para suporte a processos judiciais. Colunista da revista Casa Jardim (Os sentidos do habitar) e do portal Nosso Meio (Academia e Mercado). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
BV em números * Dados atualizados em 21/06/2025
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.