Busca avançada
Ano de início
Entree

Denise de Freitas

CV Lattes ORCID  Google Scholar Citations


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora Titular da Universidade Federal de São Carlos e Assessora do Setor de Biologia do Centro de Divulgação Científico e Cultural USP - São Carlos. Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998) e pós-doutoramento pela Universidade de Lisboa - Portugal (2005). Graduou-se em Ciências Biológicas - licenciatura e bacharelado - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Barão de Mauá de Ribeirão Preto (1979). Fez Especialização em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Concluiu o mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1988). Atua como docente e pesquisadora junto aos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e o Profissional em Educação (PPGPE) da UFSCar e em Educação em Ciências e Matemática - PPGECEM da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, orientando pesquisas no mestrado e/ou doutorado. Coordena o grupo de pesquisa EmTeia: Formação de Professores, Ambientalização Curricular e Educação em Ciências. Foi uma das editoras do Periódico Pesquisa em Educação Ambiental (ISSN 1980-1165) no período de 2006 a 2008, tendo sido responsável pelo seu projeto gráfico. Fez parte da organização do I, II, III e IV Encontro de Pesquisa em Educação Ambiental, no período de 2001 a 2007. Coordenou várias pesquisas em parcerias internacionais tais como o projeto A ciência como cultura: implicações na comunicação científica, em parceria com a Universidade de Lisboa, Portugal, financiado pelo convênio internacional CAPES-GRICES e o projeto A abordagem CTS na produção dos conhecimentos presentes em materiais didáticos voltados para a educação cientifico-tecnológica no âmbito escolar, em parceria com as Universidad Nacional de Cuyo e Universidad Nacional de San Juan, Argentina, financiado pelo convênio CAPES-MINCyT. Foi uma das coordenadoras brasileiras do Programa de Ambientalização Curricular nos Cursos Superiores: caracterização de intervenção e análise do processo, financiado pelo Alfa - Programa de cooperação acadêmica entre a União Européia e a América Latina envolvendo 7 países: Alemanha, Argentina, Brasil, Cuba, Espanha, Itália, Portugal. Atualmente coordena o projeto Educação científica crítica e reflexiva: contribuições e desafios no processo de construção de uma ferramenta avaliativa em parceria com a Universitat Autònoma de Barcelona, financiado pela FAPESP e CNPq. Em sua trajetória acadêmica tem atuado em cursos de formação inicial e continuada de professores de ciências e realizado estudos de investigação no campo da Educação nomeadamente nas subáreas: i) formação de professores de Ciências; ii) processos de ensino e aprendizagem; iii) educação em ciências e biologia; iv) ambientalização curricular. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 26/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.