Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcia Scazufca

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Completou o Pós-Doutorado na Academic Unity of Psychiatry, University of Bristol (2008), doutorado em Psicologia - University of London (1996), mestrado em Epidemiologia - London School of Hygiene And Tropical Medicine (2006), mestrado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1990) e graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984). Desde 2009 ocupa o cargo de Pesquisador Científico VI no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Laboratório de Psicopatologia e Terapêutica Psiquiátrica (LIM-23/IPq-FMUSP). É Pesquisadora Colaboradora da FMUSP, docente e orientadora do curso de pós-graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Departamento de Psiquiatria. Cientista Visitante no Programa Lown Scholar do Departamento de Saúde Global e e População da Escola de Saúde Pública T. H. Chan, Universidade de Harvard, desde 2017 e Pesquisadora Visitante junto ao Global Mental Health Research Group, Insittute of Psychiatry, Psychology and Neurisciences, King's College London desde 2018. Tem experiência em epidemiologia psiquiátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia dos transtornos mentais em adultos e idosos (demência, depressão, psicoses, puérperas), saúde do idoso e saúde mental na atenção primária. Participou como pesquisadora e coordenadora de estudos multicêntricos nacionais e internacionais. Relatora ad-hoc de Agências de Fomento à Pesquisa, Instituições de Pesquisa e Revistas Científicas nacionais e internacionais. Trabalha desde 1999 com estudos epidemiológicos de base populacional (corte transversal, coorte e ensaio clínico pragmático). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 03/12/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Estudo piloto trata depressão em idosos por meio de cuidado colaborativo em unidades do SUS


Publicado em 04 de janeiro de 2017 - Agência FAPESP. Os transtornos mentais estão entre os problemas de saúde mais significativos na população adulta. Entre os idosos, estima-se que aproximadamente 10% tenham algum sintoma de depressão que necessita de atenção. A iniciativa, pioneira na América Latina, está inserida no contexto do envelhecimento populacional. No Brasil, o Censo de 2010 revelou que 11% da população tem 60 anos ou mais. Hoje, os idosos já são mais de 13% (26 milhões) dos brasileiros. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a quantidade triplicará até 2050. A OMS recomenda que os transtornos mentais comuns, como a depressão, sejam identificados e tratados na atenção primária, que é a porta de entrada dos sistemas de saúde. A primeira etapa do estudo teve financiamento da FAPESP, no Estado de São Paulo, e do Medical Research Council / RCUK, no Reino Unido. O projeto foi coordenado por Marcia Scazufca, professora do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Envelhecimento e qualidade de vida


Publicado em 03 de outubro de 2019 - Agência FAPESP. Aumento da longevidade e redução da taxa de natalidade no país criam cenário para a formulação de novas políticas e estruturas públicas para o apoio ao idoso. Tema foi discutido no Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: