Busca avançada
Ano de início
Entree

Alexandre Zirpoli Simões

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Faculdade de Engenharia (FEG)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq nível 1 D. Professor Livre-Docente na área de Materiais Ferroelétricos: Estrutura, Síntese, Propriedades e Aplicações. Possui graduação em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), Mestrado e Doutorado em Físico-Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ministrou aulas de Química Geral teórica e Experimental, Estrutura e Propriedades de Materiais e Materiais avançados para Engenharia como Professor adjunto na Universidade Federal de Itajuba/UNIFEI. Coordena grupo de pesquisa na UNIFEI e na UNESP com enfase em Ciência dos Materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: filmes finos, energia limpa, nanoestruturas, ceramicas, compósitos, materiais piezoelétricos e guias de onda planares. Atualmente, é Professor Adjunto na FEG-UNESP (Guaratinguetá) ministrando aulas de Tecnologia de vidros, Termodinâmica dos Materiais, Reologia, Materiais de Construção Mecânica. Possui inumeros artigos publicados em periódicos de alta circulação internacional, bem como parcerias com grandes centros ide pesquisa como École polytechnique fédérale de Lausanne, Georgia Institute of Technology, Universidade da Califórnia, Universidade de Ulm e Beogrado, Universidade Nacional de Mar del Plata, Empresa Symettrix. No momento vem conduzindo dois projetos de pesquisa na área de materiais ceramicos para spintronica e energia limpa, sensores de gases, hipetermia magnética para tratamento de câncer de fígado. Possui convênios bilaterais com a Universidade de Ulm no desenvolvimento de Cheap Waveguide (Nano)technology for Advanced DNA Sensors. Participa na orientação e co-orientação de uma série de alunos de iniciação cientifica e pós-graduação. Tem colaborado ativamente na formação de recursos humanos bem como em vários projetos de pesquisa no laboratório interdisciplinar em cerâmica e na Faculdade de Ciências de Bauru. Atua como revisor cientifico dos seguintes periódicos, Materials Chemistry and Physics, Solid State Science, Journal of Alloy and Compounds, Materials Letters, etc. Possui indíce H 40 e 1700 citações (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 26/11/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: