Busca avançada
Ano de início
Entree

Antonia Cecília Zacagnini Amaral

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia (IB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduada em História Natural pela UNESP de São José do Rio Preto (1972), cursou a pós-graduação no Instituto Oceanográfico da USP, onde obteve os títulos de Mestre e Doutor, além do pós-doutorado. Em 1980, ingressou no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, onde é Professora Titular desde 1998. As áreas de pesquisa em que atua são ecologia e biodiversidade bêntica marinha, com foco em conservação, e taxonomia e ecologia de anelídeos poliquetas. Participa ativamente do desenvolvimento da Zoologia no Brasil, tendo colaborado com o Plano Nacional de Zoologia (PNZ-CNPq) e fez parte da diretoria da Sociedade Brasileira de Zoologia por três mandatos consecutivos (1982-1988). Entre outras atividades, foi membro do Comitê de Avaliação da CAPES e do Comitê Assessor de Oceanografia do CNPq. Coordenou pesquisas multi-institucionais, com destaque aos projetos: Avaliação do Potencial Sustentável dos Recursos Vivos da Zona Econômica Exclusiva - REVIZEE/Score-Sul-Bentos; Biodiversidade Bêntica Marinha no Estado de São Paulo, BIOTA/FAPESP - Bentos Marinho e Biodiversidade e Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios para Gestão Integrada - BIOTA/FAPESP - Araçá. Atualmente coordena o projeto Temático Consolidação de Coleções Científicas de Invertebrados Marinhos: Estratégias para Conservação da Biodiversidade BIOTA/FAPESP - Coleções. Atua também como coordenadora de sínteses em nível nacional, em diferentes programas: Biodiversidade de Praias Arenosas (PROBIO), Biodiversidade Bêntica Marinha (REVIZEE) e Espécies de Invertebrados Aquáticos Ameaçadas de Extinção (IBAMA, MMA, SISBIO/ICMBio), além de Congressos e Simpósios científicos nacionais e internacionais. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
En el barro y la arena de Araçá 
Na lama e na areia do Araçá 
Planeta areia 
Un planeta de arena 
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Webinar em Comemoração ao Dia Internacional da Biodiversidade 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/11/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Manual de invertebrados marinhos traz informações taxonômicas de 225 espécies


Publicado em 01 de dezembro de 2021 - Agência FAPESP. Pesquisadoras da Unicamp organizaram segundo volume de obra que traz informações científicas acessíveis sobre invertebrados marinhos do sul e sudeste brasileiros, direcionada a pesquisadores e estudantes; com 1.200 imagens e contribuição de 21 autores, o trabalho é resultado de grandes projetos de pesquisa, alguns no âmbito do Programa BIOTA-FAPESP. Edição traz uma breve entrevista com a professora Cecília Amaral, do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, idealizadora do projeto e uma das organizadoras do manual, bem como com as pesquisadoras do IB-Unicamp Tatiana Menchini Steiner e Michela Borges.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: