Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcelo Ornaghi Orlandi

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Instituto de Química (IQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2000), mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2005). É professor da Unesp desde 2006, onde ministra aulas de Física na graduação e de Materiais na pós-graduação, e obteve o título de livre docente em Física no ano de 2016. Foi pesquisador visitante no Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos anos de 2011, 2014 e 2015, na École Polytechnique Montréal (PolyMtl) em 2017 e na University of Tuebingen em 2020. Atualmente é professor adjunto do Instituto de Química de Araraquara - Unesp, onde também é o coordenador dos laboratórios de Microscopia Eletrônica. Minha principal área de pesquisa é em Ciência e Engenharia de Materiais, com ênfase em materiais cerâmicos semicondutores. As aplicações que busco com os materiais em estudo são: sensores de gás, varistores e, mais recentemente, fotocatálise. Possui 90 artigos científicos publicados em revistas internacionais, 7 capítulos de livros e é editor da mais completa obra sobre o óxido de estanho (https://www.elsevier.com/books/tin-oxide-materials/korotcenkov/978-0-12-815924-8). Os artigos e livros tiveram mais de 3000 citações na plataforma Google Scholar. Atuo também na parte de inovação tecnológica, como assessor de start-ups, e tenho experiência na produção de patentes nas minhas áreas de atuação. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 03/12/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: