Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)
(Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem:
Brasil
Possui Bacharelado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Realizou pós-doutorado na Universidad de Buenos Aires (2018). Atualmente é Professor Associado no Depto. de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos atuando no Bacharelado em Imagem e Som, no Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som e no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Lidera o Grupo de Pesquisa Cinema e Audiovisual na América Latina: Economia e Estética. É autor dos livros Alex Viany: Crítico e Historiador (2003). Imagens do Negro na Cultura Brasileira (2011) e O Pensamento Industrial Cinematográfico Brasileiro (2013). Dirigiu os documentários Minoria Absoluta (curta-metragem, 1994) e A Política do Cinema (longa-metragem, 2011). Tem interesse teórico nos campos da história do cinema, do documentário, da sociologia do cinema e das políticas públicas ligadas ao audiovisual.
(Fonte: Currículo Lattes)
Auxílios à pesquisa
Concluídos (mais recentes)
Resumo
Após o advento do som, tanto na Argentina quanto no Brasil, os produtores cinematográficos lançaram-se à emulação do Studio System tal como estruturado em Hollywood. O projeto de pesquisa proposto visa elencar, descrever e analisar as diferentes formas pelas quais as cinematografias da Argentina e do Brasil relacionaram-se no período de 1930 a 1955, ou seja, o período em que o modelo do c…
Este livro analisa a proposta de criação da Agência Nacional do Cinema e do Audiovisual (Ancinav), apresentada em 2004 pelo Ministério da Cultura na forma de um anteprojeto. Esta foi uma proposta ampla que englobava todo o setor audiovisual, e não somente o cinema. Por meio de suas medidas buscava atualizar a legislação do setor, integrando-o, e incentivar a produção independente e region…
Após o fim decretado pelo presidente Fernando Collor de Mello em 1990 de todas as instituições federais voltados para o fomento da atividade cinematográfica, a produção de longas-metragens mergulhou numa das piores crises da sua história. Somente a partir de reestruturação dos mecanismos de apoio à produção - como a Lei do Audiovisual -, é que ocorreu o soerguimento da atividade. No entan…
A proposta deste projeto de pesquisa é comparar os processos de implantação de duas escolas de cinema ligadas a instituições públicas de ensino superior na América Latina. Serão abordados os cursos oferecidos pelo Instituto de Cinematografia da Universidad Nacional del Litoral (UNL), na Argentina, e pela Universidade de Brasília (UnB), no Brasil, ambas experiências cruciais de ensino supe…
Dentro da temática do papel do Estado no cinema brasileiro, tomo para estudo o caso do anteprojeto que propunha a transformação da ANCINE em ANCINAV. A partir deste objeto pretendo identificar as forças políticas presentes no setor audiovisual. Ao analisar a trajetória do projeto que propunha englobar o audiovisual como um todo e que, entre outras questões, determinava que a nova agência …
O projeto visa analisar o filme Copacabana, mon amour, dirigido por Rogério Sganzerla em 1970 durante sua experiência com a produtora de cinema Belair, criada por ele e por Julio Bressane. Esta proposta visa também observar as relações entre o filme em questão e o Tropicalismo, bem como a inserção da obra no contexto do Cinema Marginal.
A pesquisa visa levantar fontes documentais primárias - tais como periódicos especializados em cinema, jornais diários que cobriam cinema, depoimentos, correspondências, relatórios, fotos etc. -, bem como ter acesso aos filmes argentinos realizados no interregno de tempo que vai de 1930 a 1955, ou seja, no período dito clássico do cinema em que predominou o estúdio como modo de produção -…
Visando complementar a pesquisa atual, o estágio se propõe a estudar a relação entre cinema e televisão mediadas pelo Estado francês. A partir desta análise serão levantados pontos em comum com o anteprojeto da ANCINAV proposto no Brasil em 2004. A compreensão do modelo de política cultural adotado pelo país que é referência no assunto vai auxiliar na interpretação da política cultural ad…
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas
Uma indústria 'a media luz'
Publicado em 03 de janeiro de 2013 - Pesquisa FAPESP. Talvez, hoje, o cinema nacional não chorasse "o que podia ter sido" se tivesse, como os portenhos, nos anos 1930, apostado menos nas benesses do Estado e mais num similar local do "tango argentino". De início, nos dois países, as oportunidades para a criação de uma indústria cinematográfica eram semelhantes, mas os resultados foram muito diferentes. "Entre 1933 e 1942, o cinema argentino, com seus musicais populares baseados no tango e no melodrama, viveu la epoca de oro, não apenas subsistindo no seu próprio mercado, enfrentando e se diferenciando da concorrência de Hollywood, como avançou sem a interferência do Estado. A mesma década, no Brasil, como escreveu o crítico Alex Viany, foi simplesmente 'ingrata', apesar, ou por causa, do protecionismo estatal", observa Arthur Autran, professor do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade Federal de São Carlos (UFScar) e autor da pesquisa 'Sonhos industriais: o cinema de estúdio no Brasil e na Argentina (1930-1955)'. "O governo nunca se interessou pela industrialização do cinema brasileiro, mas apenas na sua utilização como instrumento de propaganda oficial para o programa de formação da nacionalidade", lembra Autran. Cabia às produções nacionais apenas levar valores culturais e unificar a nação. O entretenimento, que o governo desprezava, poderia ser provido pelas produções estrangeiras. "No Brasil, ao contrário da Argentina, na hora de decidir entre o Estado e o público, os produtores foram cooptados e se decidiram pelo primeiro."
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)