Busca avançada
Ano de início
Entree

Celso Valentim Santilli

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Instituto de Química (IQ)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Celso Santilli concluiu a graduação em Engenharia de Materiais na Universidade Federal de São Carlos em 1984, defendeu tese de Doutor Engenheiro em Química dos Sólidos na Universidade de Bordeaux I, França, em 1987 e Tese de Livre Docência em Físico Química no Instituto de Química da Unesp em 2000. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da Unesp e Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq. Foi professor visitante na Escola de Engenharia Química de Clermont Ferrand, França, em 2014. É editor assistente do Journal of Materials Research (Scielo, ABCer, ABM, ABPol) e membro do Comité Editorial do Journal of Sol Gel Science and Technology (Springer) e da revista Cerâmica (Scielo, ABCer). Foi membro do Comitê Assessor da área de Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais do CNPQ entre 2013 e 2019 e atuou na coordenação do CA-MM/CNPq em 2019. Atuou por 10 anos como membro do Comitê Assessor da área das Engenharias da FAPESP e foi presidente fundador do Comitê de Usuários do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/MCTIC). Foi o idealizador da Rede Sol, uma iniciativa binacional Franco-Brasileira (CAPES, COFECUB e CNPQ), envolvendo 8 universidades/centros de pesquisa interessados em aproximar os pesquisadores da área de Materiais e de Luz Síncrotron. Coordenou três Projetos Temáticos e um de Equipamentos Multiusuários financiados pela FAPESP. Foi vice coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Tecnologias Ecoeficientes Avançadas para Produtos Cimentícios. Lidera o grupo de Físico-Química de Materiais, onde iniciou pesquisas pioneiras relacionadas aos mecanismos de nucleação, crescimento e agregação, envolvidos na transição sol-gel, na separação spinodal e na conversão xerogel-cerâmica utilizando técnicas resolvidas no tempo (SAXS e XAS) baseadas na Luz Síncrotron. Além dessas pesquisas fundamentais, também está interessado em aplicações de cerâmicas porosas em catálise e de matérias híbridos cerâmica-polímero como matrizes para liberação de fármacos e em revestimento para proteção contra corrosão de metais. Neste contexto coordenou um convênio de cooperação empresa-universidade firmado entre a PETROBRAS e a UNESP e está participando de um projeto temático que busca desenvolver tecnologia para transformação da biomassa em diesel verde. Publicou mais de 290 artigos em periódicos especializados indexados, 100 trabalhos completos em anais de eventos, 10 capítulos de livros, um livro e proferiu 20 palestras convidadas. Orientou 28 dissertações de mestrado e 21 teses de doutorado, sendo 10 com dupla titulação. Vários dos ex-colaboradores são hoje professores destacados em universidades públicas brasileiras, ou pesquisadores em centros de pesquisas públicos ou de empresas industriais. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
A corrida para extrair os benefícios da curcumina 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 26/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Alumina Artigo científico Biocombustíveis Biomassa Catalisadores Catálise heterogênea Catálise Cerâmica (materiais cerâmicos) Ciências Exatas e da Terra Cimento Cobre Coloides Combustíveis Compostos inorgânicos Controle físico-químico de qualidade dos fármacos Conversão de biomassa Corrosão dos materiais Cristalização Desenvolvimento de novos materiais Desoxigenação Difração por raios X Dióxido de estanho Ecoeficiência Eletroquímica Emulsões (formas farmacêuticas) Engenharia Civil Engenharia Química Engenharia de Materiais e Metalúrgica Engenharias Espalhamento de raios X a baixos ângulos Espectroscopia Raman Espectroscopia de absorção atômica Espectroscopia por absorção de raios X Espectroscopia Espumas cerâmicas Estrutura dos materiais Filmes finos Física da Matéria Condensada Física Físico-química Gases do efeito estufa Glicerol Hidróxidos duplos lamelares Impactos ambientais Ligas metálicas Luminescência Magnetismo Materiais Não-metálicos Materiais cerâmicos Materiais de construção sustentáveis Materiais de construção Materiais híbridos Materiais mesoporosos Materiais nanoestruturados Materiais não metálicos Materiais porosos Microscopia eletrônica de varredura Nanocompósitos Nanopartículas Nanotecnologia Nanotubos de carbono Óleos vegetais Óxido de alumínio Óxido de magnésio Óxido de zinco Pectinas Poliestirenos Porosidade Processo sol-gel Publicações de divulgação científica Química Inorgânica Química coloidal Química verde Química Recursos renováveis Reologia Ressonância magnética nuclear Secagem Seletividade Semicondutores Sensores químicos Separação de fases Sílica mesoporosa Sinterização Síntese orgânica Sustentabilidade Tecnologia Química Titânio Ultrafiltração Vidro Xerogel Zeolitas
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.