Busca avançada
Ano de início
Entree

Celso Valentim Santilli

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Instituto de Química (IQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Celso Santilli concluiu a graduação em Engenharia de Materiais na Universidade Federal de São Carlos em 1984, defendeu tese de Doutor Engenheiro em Química dos Sólidos na Universidade de Bordeaux I, França, em 1987 e Tese de Livre Docência em Físico Química no Instituto de Química da Unesp em 2000. Atualmente é Professor Titular do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da Unesp e Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A do CNPq. Foi professor visitante na Escola de Engenharia Química de Clermont Ferrand, França em 2014. É editor assistente do Journal of Materials Research (Scielo, ABCer, ABM, ABPol) e membro do Comité Editorial do Journal of Sol Gel Science and Technology (Springer) e da revista Cerâmica (Scielo, ABCer). Foi membro Comitê Assessor da área de Engenharia de Minas, Metalurgia e Matérias do CNPQ entre 2013 e 2019 e atuou na coordenação do CA-MM entre 2019 e 2019. Atuou por 10 anos como membro do Comitê Assessor da área das Engenharias da FAPESP e foi presidente fundador do Comitê de Usuários do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS/ MCTIC). Foi o idealizador da Rede Sol, uma iniciativa binacional Franco-Brasiliera (CAPES,COFECUB e CNPQ), envolvendo 8 universidades/centros de pesquisa interessados em aproximar os pesquisadores da área de Materiais e de Luz Síncrotron. Coordenou três Projetos Temáticos e um de Equipamentos Multiusuários financiados pela FAPESP. Atualmente é vice-coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Tecnologias Ecoeficientes Avançadas para Produtos Cimentícios. Lidera o grupo de Físico-Química de Matérias, onde iniciou pesquisas pioneiras relacionadas aos mecanismos de nucleação, crescimento e agregação, envolvidos na transição sol-gel, na separação spinodal e na conversão xerogel-cerâmica utilizando técnicas resolvidas no tempo (SAXS e XAS) baseadas na Luz Síncrotron . Além dessas pesquisas fundamentais, atualmente está interessado em aplicações de cerâmicas porosas em catálise e de matérias híbridos cerâmica-polímero como matrizes para liberação de fármacos e em revestimento para proteção contra corrosão de metais. Neste contexto esta coordenando um convênio de cooperação empresa - universidade firmado entre a PETROBRAS e a UNESP. Publicou mais de 237 artigos em periódicos especializados indexados, 100 trabalhos completos em anais de eventos, 10 capítulos de livros, um livro e preferiu 17 palestras convidadas. Orientou 24 dissertações de mestrado e 17 teses de doutorado, sendo 10 com dupla titulação. Vários dos ex-colaboradores são hoje professores destacados em universidades publicas brasileiras ou pesquisadores em centros de pesquisas públicos ou de empresas industriais. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
A corrida para extrair os benefícios da curcumina 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 01/10/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Artigo científico Catalisadores Catálise heterogênea Catálise Cerâmica (materiais cerâmicos) Ciências Exatas e da Terra Cobre Coloides Compostos inorgânicos Conversão de biomassa Corrosão dos materiais Cristalização Curcumina Desenvolvimento de novos materiais Difração por raios X Dióxido de estanho Eletroquímica Emulsões (formas farmacêuticas) Engenharia Química Engenharia de Materiais e Metalúrgica Engenharias Envelhecimento Espalhamento de raios X a baixos ângulos Espectroscopia Raman Espectroscopia de absorção atômica Espectroscopia por absorção de raios X Espumas cerâmicas Estrutura dos materiais Estrutura Fármacos fotossensibilizantes Fibras Filmes finos Física da Matéria Condensada Física Físico-química Glicerol Hematita Híbridos Hidróxidos duplos lamelares Hipertermia Luminescência Magnetismo Materiais Não-metálicos Materiais cerâmicos Materiais compósitos Materiais híbridos Materiais mesoporosos Materiais nanoestruturados Materiais porosos Membrana celular Microscopia eletrônica de varredura Nanocompósitos Nanopartículas Nanotubos de carbono Óxido de magnésio Óxido de zinco Poliestirenos Polímeros (química orgânica) Porosidade Processo sol-gel Propriedades ópticas Publicações de divulgação científica Química Inorgânica Química coloidal Química Reologia Ressonância magnética nuclear Secagem Seletividade Semicondutores magnéticos Semicondutores Separação de fases Sílica mesoporosa Siloxanas Sinterização Síntese orgânica Superparamagnetismo Tecnologia Química Terapia fotodinâmica Titânio Ultrafiltração Vidro Xerogel Zeolitas Zircônia
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: