Marcelo Magalhães Fares Saba - Biblioteca Virtual da FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcelo Magalhães Fares Saba

CV Lattes ResearcherID ORCID


Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

**Pesquisador Titular III do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).** Coordena projetos de pesquisa no Brasil e participa de diversas iniciativas de pesquisa internacionais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Nível 2: 20162019; 20222025). **Métricas:** - Índice H: 28 (Scopus), 24 (Web of Science Research ID), 32 (Google Scholar). **Cargos e Afiliações:** - Assessor científico da FAPESP. - Revisor para a NSF (EUA), NRF (África do Sul) e mais de 22 periódicos científicos. - Membro da Comissão Internacional de Eletricidade Atmosférica (19 membros). - Membro do Cigré (Conselho Internacional de Grandes Sistemas Elétricos). Contribuiu com dois grupos de trabalho compostos por 20 pesquisadores de vários países, elaborando documentos importantes sobre parâmetros de raios baseados em décadas de pesquisa: - **Working Group C4.407 - Parâmetros de Raios para Aplicações em Engenharia.** - **Working Group C4.36 - Raios de Inverno - Parâmetros e Consequências de Engenharia para Turbinas Eólicas.** **Conquistas em Pesquisa:** Em 2003, iniciou um estudo sistemático de raios usando câmeras de alta velocidade. Esta pesquisa contínua resultou na maior coleção de vídeos de raios em alta velocidade do mundo. Essas observações geraram contribuições significativas sobre descargas atmosféricas e sua interação com Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA). **Tópicos de Pesquisa Atual:** - Raios e sua interação com SPDAs de torres e aerogeradores. - Raios ascendentes. - Fenômenos de alta energia associados a descargas atmosféricas. **Cargos de Liderança e Organização:** - Presidente do Comitê Científico da *International Lightning Detection Conference/International Lightning Meteorology Conference* de 2018. - Presidente e organizador do **1 Workshop Internacional sobre Física de Raios (WoLPh 2023)** no INPE, Brasil. - Membro do comitê do *International Symposium on Winter Lightning*. - Membro do Programa de Pós-Graduação em Geofísica Espacial no INPE. - Membro da Sociedade Brasileira de Física. **Principais Realizações:** - Em 2011, publicou um artigo entre os **50 mais citados** nos últimos cinco anos na revista *Atmospheric Research*. - Em 2019, 2022 e 2023, quatro artigos científicos foram destaque nas capas do *Journal of Geophysical Research* (Vol. 124, Edição 12; Vol. 128, Edição 8) e *Geophysical Research Letters* (Vol. 49, Edições 22 e 23). - Em 28 de março de 2023, sua pesquisa sobre o funcionamento de para-raios foi destaque na capa do *The New York Times*. **Formação Acadêmica:** Graduado em Física pela USP, com mestrado e doutorado concluídos no INPE. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 18/01/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Pesquisadores do Inpe desvendam por que os raios se ramificam e piscam


Publicado em 8 de dezembro de 2020 - Agência FAPESP. Pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em parceria com colegas dos Estados Unidos, Inglaterra e da África do Sul, registraram pela primeira vez a ramificação e a formação de estruturas luminosas por raios. Análises de primeiras imagens em super slow motion de raios ascendentes permitiu identificar possível explicação para formação de estruturas luminosas após a bifurcação de descargas elétricas na atmosfera.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.