Busca avançada
Ano de início
Entree

Jose Roberto Cecatto

CV Lattes


Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui Bacharelado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Ciências Espaciais e Atmosféricas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) por meio de desenvolvimento instrumental e pesquisas em fenômenos solares energéticos. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Radioastronomia e desenvolvimento instrumental, com atuação principalmente nos seguintes temas: solar, rádio, espectroscopia e interferometria. Participou nos projetos Radiômetro Milimétrico de Frequência Variável (RMFV) e Brazilian Solar Spectroscope (BSS), tendo sido responsável pelo projeto de modernização do BSS. Atualmente, pesquisador titular do INPE, coordena a construção do interferômetro rádio Brazilian Decimetric Array (BDA) e desenvolvimento tecnológico e inovação associados. Em paralelo, colabora no Programa de Clima Espacial com monitoramento de fenômenos solares energéticos, pesquisas e desenvolvimento de ferramentas auxiliares à previsão desses fenômenos, com a participação de pesquisadores da UFSCar e Unicamp. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 09/08/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

SP Pesquisa - Atividade Solar - 2º Bloco


Publicado em 4 de julho de 2015 - SP Pesquisa - Atividade Solar - 2º Bloco. A pesquisa dedicada ao clima especial analisa principalmente informações sobre o comportamento do sol, como explosões solares, campo magnético do sol e quantidade de radiação que chega à nossa atmosfera. Esse monitoramento é importante para garantir a eficiência no funcionamento das comunicações, transações bancárias, internet, aviação e energia. O programa apresenta a pesquisa desenvolvida no Centro de Astronomia e Astrofísica Mackenzie, CRAAN, e o monitoramento realizado no Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial (EMBRACE), do Inpe.

Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.