Resumo
Visitas e participação em palestras que serão proferidas na universidade federal de São Carlos e na Unicamp. (AU)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química (IQ) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Possui graduação em QUÍMICA pela Universidade de Marburg an der Lahn (1969), mestrado em Química de Compostos de Coordenação - Philipps-Universität (1969) e doutorado em Química de Coordenação de Compostos Boro-Enxofre - Ludwig-Maximilians Universität (1973). Atualmente é Pesquisador Colaborador da Universidade Estadual de Campinas, professor titular aposentado - MS-6 da Universidade Estadual de Campinas. Atua atualmente como professor visitante em várias universidades federais e assessor de um grande número de revistas internacionais. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Inorgânica e Química Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: oxidacao de cicloexano, catalise, epoxidação, aproveitamento de bagaco de cana e óleos vegetais. Foi recentemente eleito como membro titular na Acadêmia Brasileira de Ciências. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Visitas e participação em palestras que serão proferidas na universidade federal de São Carlos e na Unicamp. (AU)
A oxidação seletiva de alcoóis rendendo aldeídos e cetonas é uma das mais importantes transformações funcionais dentro da química fina. Do ponto de vista de reações de oxidação, o uso do oxigênio molecular como oxidante consiste no principal objetivo, uma vez que ele é abundante, barato e limpo. Neste sentido, oxidações de alcoóis com 02 catalisadas por diversos complexos de metais de tra…
Neste projeto pretende-se sintetizar e silanizar a peneira molecular do tipo MCM-41 com nióbio incorporado na estrutura (Nb-MCM-41) e complexos peroxo-nióbio. A atividade e a estereoseletividade destes materiais serão analisadas em reações de epoxidação de terpenos (limoneno, alfa-pineno e carvona) utilizando peróxido de hidrogênio como oxidante. Estudos com relação à estabilidade e recic…
Neste trabalho pretendemos preparar novos complexos diimínicos e amidínicos de monociclopentadienil lantanídeos e heterogeneizar estes compostos em MCM-41, com a finalidade de afastar e estabilizar os centros ativos dos catalisadores. Os sistemas catalíticos, homogêneos e heterogêneos, serão utilizados na polimerização de acrilatos, a fim de verificar a atividade desses compostos em catál…
Neste projeto pretendemos estudar peneiras moleculares que contêm metais de transição, capazes de catalisar transformações oxidativas de moléculas orgânicas. Estes catalisadores podem ser considerados como "enzimas minerais" e serão utilizados na oxidação seletiva de moléculas contendo mais que um grupo funcional. Pretendemos estudar a oxidação de terpenóides e esteróides, como geraniol, …