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Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Trajetória profissional estabelecida ao longo de mais de dez anos dentro do segmento automobilístico de engenharia de desenvolvimento e pesquisa. Experiências em definição de procedimentos e de realização de testes (em campo e em banco de prova), de cronogramas de atividades, de aprimoramento de projeto, de avaliação técnica de propostas, de desenvolvimento/monitoramento de fornecedores, de liderança de equipe, de mediação de conflitos, de controle de custos/budget e de homologação final de componentes/sistema veicular. Gestão e coordenação de equipe técnica (até 5 pessoas) e times multifuncionais (até 20 pessoas). Expertise em sistemas veiculares de suspensão, direção e chassi. Profundo conhecimento em dinâmica de veículos e vibração de sistemas mecânicos. Instrumentação e medição de bancos de prova e de veículos. Pré e pós-processamento de sinais para aplicação em testes de bancada. Calibração de bancos de prova para testes acelerados de componentes. Vivência internacional em gestão de projetos e em testes de campo e bancos de prova referentes à certificação de componentes/sistema veicular. Homologação da primeira suspensão nacional, para veículos comerciais, dotada de feixes de molas parabólicas gerando redução de peso da ordem de 30%, durabilidade 50% superior e maior conforto ao motorista. Adaptação de caixa de direção hidráulica de veículos de passeio para aplicação em veículos comerciais leves. Desenvolvimento de buchas poliméricas nacionais para aplicação em molas parabólicas e barras estabilizadoras, gerando cost saving da ordem de 50% em relação aos componentes importados inicialmente utilizados. Proposição e aplicação de procedimento de medição, análise e teste em bancos de prova para molas e amortecedores de veículos comerciais tendo como escopo a qualificação de novos fornecedores globais para a Mercedes Benz Alemanha, gerando economia anual de milhões de euros à empresa. Gerenciamento de novos projetos, e alterações em produtos de série referentes a trem de força de caminhões e ônibus analisando de forma consolidada o compromisso entre as necessidades técnico-econômicas (nacionalizações, reclamações de mercado e redução de custos) e a viabilidade financeira (gastos, investimentos, margem de lucro, pay-back etc). Atualmente como engenheiro de desenvolvimento de produto atuante no dimensionamento e na certificação de um novo conceito de polia de alternador veicular dedicada ao mercado automotivo original, incluindo realização de medições em veículo e execução de testes acelerados em bancos de prova. (Fonte: Currículo Lattes)
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