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Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia (IB) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Possui Bacharelado em Violino Barroco pelo Conservatório Real de Haia (Holanda, 2006) e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Tem formação voltada para o estudo e prática da Música Antiga, tendo estudado também a Dança Barroca como parte de sua especialização. É uma das fundadoras do Grupo Ibero-Americano de Estudos de Danças Antigas (BR / PT).Realiza intensa atividade no ensino da Dança Barroca para músicos nos principais festivais de música do país. Nos estudos acadêmicos, em 2010 conclui o Mestrado em Musicologia na UNICAMP, sob orientação de Paulo M. Kühl, onde desenvolveu pesquisas sobre os balés nas Óperas Portuguesas do século XVIII. Em 2011 inicia o Doutorado na mesma universidade, e propõe a pesquisa sobre O ballet d'action de Noverre: música e poética da dança dramática no espetáculo operístico do século XVIII, o qual abrangeu pesquisas sob orientação de Raphaëlle Legrand (Sorbonne/Paris IV) em 2014-2015, com apoio da CAPES (estágio de Doutorado). Em 2016 defendeu a tese Apelles et Campaspe, Balé-pantomimo de Noverre (1776): Dança, Libreto e Música pelo Departamento de Música da UNICAMP. Em 2016, ao lado de Ana Teixeira, Clara Couto e Osny Fonseca, organizou e realizou o projeto Sentidos do Barroco: outras direções, outras lógicas, outros gestos no Centro de Pesquisa e Formação do SESC / SP (projeto que integrou o Festival FranceDance 2016).Em 2018 foi convidada a ser pesquisadora-colaboradora do INET (Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança) da Universidade Nova de Lisboa (coordenação de Rui Vieira Nery). Seu projeto de pesquisa se insere nas atividades do grupo Estudos Históricos e Culturais em Música, no qual desenvolve a temática em torno dos Libretos de ópera e de bailado ibéricos (1790 a 1830) como documentos-chave para entender o espetáculo operático no Rio de Janeiro oitocentista, com destaque para a presença de danças nos entreatos das óperas representadas. Na área de Musicologia Patrimonial, concluiu em Maio de 2012 o curso de Musicología para la Protección y Difusión del Patrimonio Artístico Iberoamericano, realizado na Real Academia de Bellas Artes de San Fernando (Madri), e em 2022 iniciou o pós-doutorado na UNESP. Em 2022 iniciou a coordenação do Centro de Documentação Musical (CDM / SOCEM) em parceria com a AFAC / Parque Vicentina Aranha (SJC).Em 2022 foi Curadora da Orquestra Joseense (projeto de formação da Fundação Cultural Cassiano Ricardo) e realizou consultoria e curadoria na implantação do projeto do Coro Sinfônico da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (2023). (Fonte: Currículo Lattes)
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