Resumo
O presente projeto tem como objetivo avaliar os efeitos neuroprotetores e antiepileptogenicos da tDCS (transcranial direct current stimulation), durante o desenvolvimento em ratos Wistar portadores de epilepsia generalizada espontânea.
Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Angela Cristina Valle (PhD) Pesquisadora em Neurociências, Laboratório de Neurociências ?Prof Cesar Timo-Iaria? - LIM 01, Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo. Pertence ao corpo de docentes orientadores no Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Experimental da Faculdade de Medicina, USP pelo qual orienta alunos de Mestrado e Doutorado. Mestre em Ciências (1992), Doutora em Neurociências (1995) e Pós-doutorado em Neurociências (no Brasil, 1996-1997), Escola Paulista de Medicina, UNIFESP. Pos-doutorado USA (2002), Center for Complex System and Brain Research, Florida Atlantic University. Professor Visitante no Departamento de Morfologia, Facultad de Medicina, Universidad Autonoma de Madrid (1998); Professor visitante no Bereson-Allen Center for Noninvasive Brain Stimulation, Beth Israel Deaconess Medical Center, Harvard Medical School e na Division of Neurology, Epilepsy Program, Children?s Hospital, Harvard Medical School, (2008/2009). Linha de pesquisa atual: Epilepsia & Sono; Neuromodulação. Por meio de técnicas eletrofisiológicas acopladas a métodos de analises de sinais biológicos e comportamentais investiga as correlações entre sono e epilepsia; aspectos da fisiopatologia das epilepsias genéticas; efeitos da estimulação cerebral nas crises epiléticas, no sono e na modulação de comportamentos. Recentemente, tem aplicado repetitive Transcranial Magnetic Stimulation e transcranial Direct Current Stimulation (rTMS e tDCS) para investigação dos efeitos da estimulação cerebral não-invasiva em epilepsia e sono. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
O presente projeto tem como objetivo avaliar os efeitos neuroprotetores e antiepileptogenicos da tDCS (transcranial direct current stimulation), durante o desenvolvimento em ratos Wistar portadores de epilepsia generalizada espontânea.
As relações entre o sono e a epilepsia demonstram a delicada associação entre a fisiologia e a disfunção neural. O sono afeta a distribuição e a freqüência das descargas epileptógenas em humanos (Kumar, 2001; Viteri, 2007) e precipita a ocorrência de crises epilépticas em modelos animais (Van Luijtelaar, 2007). As descargas epilépticas, por outro lado, alteram a regulação e provocam a fra…
Zanchi e colaboradores (2006) demonstraram que a inalação ROFA (20 mg) por 30 dias causou um aumento no estresse oxidativo no estriado do encéfalo de ratos bem como, alterações comportamentais. Mais especificamente, em relação às alterações comportamentais, verificamos que os animais que inalaram ROFA apresentaram uma diminuição na exploração, locomoção e no movimento de levantar quando s…
Como proposição inicial, sugerimos uma avaliação das potenciais propriedades anticonvulsivantes e antiepilépticas da tDCS no modelo de epilepsia por ácido caínico em ratos. Para tal, averiguaremos se a aplicação da tDCS pode: 1) reduzir o status epilepticus (SE) induzido quimicamente pelo ácido caínico; 2) prevenir os danos neuronais relacionados com as crises e, 3) proteger contra a epil…