Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1968), mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (1972) e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (1975). Realizou o Pós-doutorado na Universidade de Illinois (Urbana Champaign) em 1977-1978. Atualmente é professor titular do Departamento de Entomologia e Acarologia da ESALQ/USP. Membro da Academia Brasileira de Ciências desde 2000 e membro da Academy of Science for the Developing World (TWAS) desde 2002. Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2002, a Classe da Grã Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2010, e o Prêmio Trajetória pela Inovação USP, em 2018. Em 2021 foi escolhido um dos pesquisadores mais influentes da Ciência Mundial. Bolsista de produtividade em pesquisa 1A do CNPq. Tem experiência em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nas áreas de Biologia, Controle Biológico e Manejo Integrado de Pragas. Seu tema central de pesquisa é "Técnicas de criação e nutrição de insetos para programas de Controle Biológico" com ênfase a parasitoides de ovos (especialmente Trichogramma spp.). (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a): |
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a): |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Publicado em 24 de outubro de 2018 - Agência FAPESP. Controle biológico de pragas e genômica aplicada à agricultura foram alguns dos temas do Ciclo ILP-FAPESP, realizado no dia 22 de outubro de 2018.
Publicado em 15 de setembro de 2011 - Pesquisa FAPESP. José Roberto Postali Parra e Helena Lage Ferreira descrevem seu trabalho com defesa sanitária vegetal e animal, e comentam a premiação, em vídeo produzido pela Fundação Bunge. Eles foram os ganhadores, respectivamente nas categorias "Vida e obra" e "Juventude".
Publicado em 11 de fevereiro de 2020 - Agência FAPESP. A FAPESP e a Koppert Biological Systems, empresa de soluções para a agricultura, lançaram o SPARCBIO - São Paulo Advanced Research Center for Biological Control. Sediado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), em Piracicaba, o objetivo desse centro de pesquisa é desenvolver novo modelo de manejo integrado de pragas e de doenças que afetam a agricultura tropical, de modo a tornar o setor mais moderno e sustentável. Coordenado pelo Professor José Roberto Postali Parra, da Esalq-USP, o CPE terá a participação de pesquisadores de diversas universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior, além de estudantes de graduação e de pós-graduação. Os investimentos da FAPESP serão feitos por meio do programa Centros de Pesquisa em Engenharia (CPE).