Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcelo de Oliveira Terra Cunha

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

É Professor Titular em Física-Matemática no IMECC-Unicamp. Na mesma Unicamp tornou-se bacharel (1994) e mestre (1997) em Física. Fez seu longo doutorado em Física na Universidade Federal de Minas Gerais (2005), onde foi Professor Assistente (1997-2005), Adjunto (2005-2013) e Associado (2013-2015). Realizou Estágio Pós-Doutoral na University of Leeds, com o Professor Vlatko Vedral (2006). Foi Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências e Regular Associate do Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics (ICTP). Seu tema central de pesquisa é a Teoria Quântica da Informação, com especial predileção por Fundamentos Matemáticos da Teoria Quântica. Seu doutoramento foi centrado na descrição e nas aplicações do Emaranhamento e de outras formas de correlação, incluindo a compreensão do Limite Clássico da Teoria Quântica. Atualmente, tem se dedicado à pesquisa em Fundamentos de Teoria Quântica, como não-localidade e contextualidade, em especial à questão de como se obter a teoria quântica a partir de princípios físicos ou informacionais. É membro fundador dos grupos de pesquisa EnLight e MathFoundQ, bem como da rede de colaboração SPIN off QuBIT. Participou do Comitê Organizador dos eventos Paraty07, Paraty09, Paraty11 e Paraty19 School and Workshop on Quantum Information, dos eventos Quantum Correlations, Contextuality, and all that (2013) ... all that again (2015), and ... all that again and again (2017), and again^3 (2019), da Sessão Temática em Matemática da Teoria Quântica, no 30 Colóquio Brasileiro de Matemática, e coordenou o Comitê Local para o CNMAC 2018. Possui mais de 50 artigos publicados, com mais de 60 co-autores, mais de 850 citações ISI e mais de 1700 citações no Google Scholar. Publicou dois livros pelo IMPA e um pela Springer. Já orientou doze Mestrados e seis Doutorados, além de supervisionar dois pós-docs. Orienta mais quatro Doutoramentos e um Mestrado. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFMG. Foi Chefe do Departamento de Matemática Aplicada da Unicamp. Participa da organização de Paraty23 School and Workshop on Quantum Information e é o coordenador para o Brasil do Dia Mundial Quântico. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 01/10/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: