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Eduardo Pinto e Silva

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Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor Associado IV do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), linha de pesquisa "Estado, Política e Formação Humana" (Coordenador da Linha, 2018 - 2021). Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) (1985-1990). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (1997-2000), linha "Trabalho e Educação". Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) (2001-2005), linha "Política e Sistemas Educativos". Pós-Doutorado (2012-2013) pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH). Experiência profissional nas áreas de Saúde e Educação e no ensino superior. É líder do grupo de pesquisa Trabalho, Política e Subjetividade (TRABPOLIS) da UFSCar, e membro dos grupos de pesquisa "Núcleo de Estudos Trabalho, Saúde e Subjetividade" (NETSS - UNICAMP) e "Trabalho Docente na Educação Superior" (UERJ). Membro da Rede Universitas-br, sub-grupo Trabalho, cujos coordenadores integram o GT11 da ANPED. Membro da Comissão de Política de Saúde Mental da UFSCar (2018-2021) e da Comissão de Promoção, Prevenção e Cuidado em Saúde Mental da UFSCar (2023-atual). Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) e do Núcleo Nordeste Paulista da Regional SP (Coordenação 2018-2021). Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) (2016-atual), na qual integra o GT "Trabalho, Subjetividade e Práticas Clínicas". Membro da International Association for Group Psychoterapy and Group Processes - IAGP (2024 - atual). Membro da Direção Regional SP do Sindicato Docente ANDES (2018-2023). Atuação e produção acadêmicas nas interfaces da Psicologia Social e do Trabalho com a Psicodinâmica do Trabalho, Psicossociologia, Psicanálise, Sociologia do Trabalho, Trabalho e Educação, Sociologia da Educação e Políticas Educacionais. Produção acadêmica nas quais aborda os seguintes temas: instituições e poder; gestão e organização do trabalho; sociabilidade e subjetividade; saúde do trabalhador; psicodinâmica do prazer, sofrimento e reconhecimento; trabalho do professor; sofrimento psíquico e aspectos psicossociais do adoecimento em estudantes universitários; Estado e políticas educacionais. Desenvolve pesquisa de pós-doutorado no Instituto de Psicologia da USP: "Por uma escuta do sofrimento sociopolítico do estudante universitário: o dispositivo grupal psicanalítico como estratégia de intervenção clínico-política". Integra e equipe do projeto de multicêntrico "Sofrimento sociopolítico na Universidade: a saúde mental universitária na perspectiva da inclusão e do pertencimento". (Fonte: Currículo Lattes)

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