Resumo
O projeto de pesquisa aqui descrito tem em vista viabilizar o processo de produção de um manual didático na área da História da Arquitetura, entitulado: “Cinco décadas de Arquitetura – 1945/1995 – uma perspectiva latino-americana”. (AU)
Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Nasceu em São Paulo em 1941. Formou-se arquiteto em 1963 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde leciona desde 1964. Completou o doutorado em 1973, publicado pela Editora Perspectiva com o título "Arquitetura, Industrialização e Desenvolvimento".Em 1984-85 participou de um programa de pós-doutorado no MIT - Massachusetts Institute of Technology, sob a orientação do Prof. Lloyd Rodwin.Obteve o título de Livre Docente em março de 1999 com a tese Os Primeiros Arquitetos Modernos - Habitação Social no Brasil 1930 1950, publicado pela EDUSP. Obteve o cargo de Professor Titular em 2001. Foi professor visitante em várias universidades no Brasil e no exterior.Atualmente é professor do curso de arquitetura da Fundação Armando Álvares Penteado.Foi sócio e diretor do escritório Rino Levi Arquitetos Associados de 1972 a 1991. A partir dessa data, em sociedade com o arquiteto Roberto Cerqueira Cesar, fundou o escritório Paulo Bruna Arquitetos Associados. Desse período as principais obras foram a Livraria Ática Shopping Cultural, que recebeu o grande Prêmio da Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo em 1997, o projeto SIRIUS - Laboratório Nacional da Luz Síncrotron e o novo Teatro Cultura Artística atualmente em construção. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
O projeto de pesquisa aqui descrito tem em vista viabilizar o processo de produção de um manual didático na área da História da Arquitetura, entitulado: “Cinco décadas de Arquitetura – 1945/1995 – uma perspectiva latino-americana”. (AU)
Há três grandes objetivos implícitos na visita do Arq. Josep Maria Montaner que acaba de publicar uma excelente obra: "Despues del movimiento moderno - arquitectura de la segunda mitad del siglo xx" (Barcelona, Gustavo Gili, 1993) 1- Colaborar através de seminários e discussões internas no projeto de pesquisa dos Profs. Paulo Bruna, Lucio Gomes Machado e Hugo Segawa: "Arquitetura Contempo…
Nesta tese tenta-se encontrar as relações entre a obra e o discurso maduro de alguns colaboradores latino-americanos de Le Corbusier que trabalharam diretamente com ele em seu ateliê parisiense, localizado no No. 35 da Rue de Sèvres. Além do papel da América Latina na evolução da arquitetura corbusiana, e da recíproca e evidente influência formal deste arquiteto nos projetos produzidos po…
Nesta pesquisa de doutorado nos propomos mapear o movimento Townscape e analisar de que forma esse ideário foi recebido, assimilado e incorporado nas teorias e práticas urbanísticas da Inglaterra, seu país de origem e nas de outros países. O percurso irá compreender o debate italiano do segundo pós-guerra, durante o qual os princípios Townscape despertaram interesse na busca de soluções p…
Após a conclusão do Doutorado em 2005 e cobrindo um período de acompanhamento de quase dois anos, novas condições de trabalho e pesquisa se consolidaram, graças ao interesse comum estabelecido entre professores, servidores e pesquisadores reunidos na FAUUSP. As necessidades impostas pelo acervo da Biblioteca da FAU geraram a formação de um Conselho Ampliado em 2005 e em uma Comissão de Es…
A tese de doutorado "Filhos Latino-americanos da Rue de Sèvres: a herança de uma atitude diante do projeto arquitetônico" visa estudar a relação entre o discurso teórico e a obra própria de alguns dos colaboradores latino-americanos de Le Corbusier, que trabalharam diretamente com ele no seu ateliê parisiense, no. 35 da Rua de Sèvres, para reconhecer as origens da posição crítica que adot…
A primeira metade do século XX presenciou um intenso debate sobre o futuro, a forma e o aspecto que as cidades poderiam vir a ter. Internacionalmente reformas radicais da cidade eram propostas por Le Corbusier, Frank Lloyd-Wright e outros. Na Grã-Bretanha o movimento cidade jardim, com sua tendência a baixas densidades e descentralização, foi uma importante influência. Entre esses conceit…