Busca avançada
Ano de início
Entree

Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor Associado da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da Universidade de São Paulo (USP). Especialista e Mestre em Odontopediatria e Doutor em Ciências pela FORP-USP, com estágio no Mesenchymal Biology and Signaling Laboratory na Universidade de Michigan (Ann Arbor, EUA). Pós-Doutorado em Imunologia no Laboratório de Inflamação e Imunologia das Parasitoses da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto-USP. Livre-Docente pela FORP-USP. Atuo em pesquisa básica com aplicação clínica, com ênfase na relação da resposta imune com a diferenciação celular e o metabolismo de tecidos mineralizados (dente e osso). Os resultados dessas pesquisas têm fornecido subsídios para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas para atuar clinicamente na regulação dos processos de diferenciação celular e biomineralização. Para viabilizar a execução das pesquisas obtivemos apoio juntos às agências de fomento inclusive para estruturar o Laboratório de Biologia Molecular e Cultura de Células, por meio da obtenção de equipamentos permanentes com Auxílio à Pesquisa Jovem Pesquisador concedido pela FAPESP. Além das pesquisas que lidero, contribuo em algumas redes de pesquisa, que envolvem estudos in vitro, em estágio pré-clínico (in vivo) e estudos clínicos randomizados, em colaboração nacional e internacional. O meu envolvimento nas atividades de orientação em pesquisa acontece nos estágios de pré-iniciação científica, iniciação científica e de pós-graduação em nível de Mestrado, Doutorado e Doutorado Direto. Para estes estudantes são obtidas bolsas junto à FAPESP, CAPES, CNPq (PIBIC, PIBIC-EM e WASH) e Pró-Reitoria de Graduação (PUB-Programa Unificado de Bolsas). Nosso grupo é diverso, apoia e atua como facilitador em ações afirmativas, captando recursos e disponibilizando bolsas de estudos a alunos de pré-iniciação científica, oriundos do Ensino Médio de Escolas Públicas, e alunos de iniciação científica inseridos no Programa de Apoio à Permanência Estudantil na USP. Nas atividades de extensão, coordeno um projeto de educação em saúde (Alfabetização em Saúde Bucal) que tem com objetivo aproximar a Odontologia de alunos e professores da Educação Básica. Nosso grupo atua diretamente na difusão de conhecimento científico à população por meio de mídias digitais como forma de combate à infodemia e fake news. Estas ações são apresentadas na nossa Plataforma de Educação em Saúde Bucal, disponível em https://sites.google.com/forp.usp.br/paula-silva-lab. Atuo como consultor ad-hoc da CAPES, CNPq e FAPESP, revisor e/ou editor associado em diversas revistas científicas de circulação internacional e nacional. Na FORP/USP, coordeno o Biotério I, o Centro de Pesquisas Clínicas e a Comissão de Ética no Uso de Animais e participo de outras comissões institucionais. Índice H= 20 (Web of Science / Publons); 22 (Scopus); 29 (Google Scholar) (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 01/10/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: