Busca avançada
Ano de início
Entree

Alexandre Torres Porres

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Alexandre Torres Porres é músico, professor e produtor cultural. Estudou harmonia, arranjo e contraponto com Antonio Adolfo. Estudou graduação de Composição e Regência na EMPAB (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) e bacharelado em Produção Musical na UFPR (Universidade Federal do Paraná). Mestre em Composição (Unicamp) e Doutor em Sonologia/Computação Musical (USP) com estágio de pesquisador na McGill/Canadá. Em 2017 realizou estágio de Pós Doutorado na UFPE, em projeto de pesquisa de desenvolvimento de aplicativos musicais e educacionais para dispositivos móveis, realizado parceria com a D'accord Music Software . Áreas de interesse artístico e de pesquisa incluem: - Composicão/Criação, Performance e improvisação em Música Contemporânea e Novas Mídias; - Música e Tecnologia (Produção Sonora, Música Computacional, Eletroacústica e Eletrônica ao Vivo); - Percepção Sonora, Psicoacústica, Análise Sonora e Harmonia. Como compositor, trabalha em diferentes frentes como música pop/experimental, instalações interativas, música eletroacústica, improvisação, noise e música de câmara. Participou de projetos musicais em solo e em grupo. Trabalhos de destaque incluem grupo multimídia MURO; o duo de improvisação com Live Electronics com o prof. Dr. Rogério Costa da USP; dirigiu o grupo "The Patch Shop Orquestra",(grupo de improvisação com Live Electronics (Músia Eletrônica ao Vivo); participou do grupo de compositores de música erudita contemporânea de Curitiba ?Ensemble EntreCompositores?, onde produziu e apresentou diversas peças, incluindo uma obra para orquestra, estreada em 2011; também foi idealizador e produtor do grupo de câmara UNLABELED ENSEMBLE, que atuou em São Paulo de 2013 a 2015; também colaborou com o grupo musical Filarmônica de Passárgada. Como produtor cultural, encabeçou em 2009 a organização e produção da Terceira Convenção Internacional de Pure Data no Brasil. Desde então, tem produzido shows de diversos grupos internacionais pela ?EL Locus Solus?. Como produtor musical, tem experiência em gravação e mixagem. Trabalhou em estúdio profissional de gravação de jingles e possui um estúdio pessoal onde também dá aulas. Como professor, deu diversas oficinas e cursos, principalmente de música e tecnologia, produção musical, computação musical, síntese e processamento sonoro. É especialista em programação de patches e ambientes como Max/MSP, Max4Live, SuperCollider e ­ principalmente ­ Pure Data, desenvolvendo a partir dessas ferramentas sistemas interativos de performance de música eletrônica ao vivo (Live Electronics). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 26/11/2022
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: