Busca avançada
Ano de início
Entree

Alexandre Torres Porres

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Alexandre Torres Porres é músico, professor e produtor cultural. Estudou harmonia, arranjo e contraponto com Antonio Adolfo. Estudou graduação de Composição e Regência na EMPAB (Escola de Música e Belas Artes do Paraná) e bacharelado em Produção Musical na UFPR (Universidade Federal do Paraná). Mestre em Composição (Unicamp) e Doutor em Sonologia/Computação Musical (USP) com estágio de pesquisador na McGill/Canadá. Em 2017 realizou estágio de Pós Doutorado na UFPE, em projeto de pesquisa de desenvolvimento de aplicativos musicais e educacionais para dispositivos móveis, realizado parceria com a D'accord Music Software . Áreas de interesse artístico e de pesquisa incluem: - Composicão/Criação, Performance e improvisação em Música Contemporânea e Novas Mídias; - Música e Tecnologia (Produção Sonora, Música Computacional, Eletroacústica e Eletrônica ao Vivo); - Percepção Sonora, Psicoacústica, Análise Sonora e Harmonia. Como compositor, trabalha em diferentes frentes como música pop/experimental, instalações interativas, música eletroacústica, improvisação, noise e música de câmara. Participou de projetos musicais em solo e em grupo. Trabalhos de destaque incluem grupo multimídia MURO; o duo de improvisação com Live Electronics com o prof. Dr. Rogério Costa da USP; dirigiu o grupo "The Patch Shop Orquestra",(grupo de improvisação com Live Electronics (Músia Eletrônica ao Vivo); participou do grupo de compositores de música erudita contemporânea de Curitiba ?Ensemble EntreCompositores?, onde produziu e apresentou diversas peças, incluindo uma obra para orquestra, estreada em 2011; também foi idealizador e produtor do grupo de câmara UNLABELED ENSEMBLE, que atuou em São Paulo de 2013 a 2015; também colaborou com o grupo musical Filarmônica de Passárgada. Como produtor cultural, encabeçou em 2009 a organização e produção da Terceira Convenção Internacional de Pure Data no Brasil. Desde então, tem produzido shows de diversos grupos internacionais pela ?EL Locus Solus?. Como produtor musical, tem experiência em gravação e mixagem. Trabalhou em estúdio profissional de gravação de jingles e possui um estúdio pessoal onde também dá aulas. Como professor, deu diversas oficinas e cursos, principalmente de música e tecnologia, produção musical, computação musical, síntese e processamento sonoro. É especialista em programação de patches e ambientes como Max/MSP, Max4Live, SuperCollider e ­ principalmente ­ Pure Data, desenvolvendo a partir dessas ferramentas sistemas interativos de performance de música eletrônica ao vivo (Live Electronics). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/01/2023
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: