Busca avançada
Ano de início
Entree

Danilo César Souza Pinto

CV Lattes


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Antropólogo. Bacharel em Ciências Sociais (2004) e mestre em Ciências Sociais (2007; com ênfase em Antropologia Social) pela Universidade Federal de São Carlos. Doutor em Antropologia Social (2013) pela mesma instituição, com a tese "Homenagens do Legislativo: uma etnografia dos processos simbólicos do estado". Estágio de pós-doutorado junto ao Departamento de Antropologia (DAN/UNICAMP, 2021) em pesquisa sobre ações afirmativas para indígenas no Ensino Superior. Investigador Visitante Júnior (2010-2011) no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Professor e pesquisador com experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia do Estado, sociedades indígenas e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: burocracia, política, educação e diversidade étnico-racial, educação indígena e sociedade brasileira. Atualmente é Professor Pleno de Antropologia Social na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Relações Étnicas e Contemporaneidade (PPGREC/UESB) e membro do grupo de pesquisa "Grupo de Estudos em Temática Indígena e Interculturalidade (GETII)". Membro-fundador do PETI-Direitos Humanos (UESB/Jequié), que reúne estudantes indígenas e não indígenas sob a pauta das ações afirmativas, acesso, permanência e representações dos povos indígenas na sociedade brasileira. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
BV em números * Dados atualizados em 16/08/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.